SAÍDA DOS EUA DO ACORDO DE PARCERIA TRANSPACÍFICO ANIMA O AGRONEGÓCIO

//SAÍDA DOS EUA DO ACORDO DE PARCERIA TRANSPACÍFICO ANIMA O AGRONEGÓCIO

A decisão do presidente americano Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Parceria Transpacífico (TPP), bloco comercial formado por 12 países das Américas, Ásia e Oceania, está sendo comemorada pelo agronegócio brasileiro, que considera que a nova posição americana abre janelas de oportunidade para o Brasil. É o que afirma reportagem do jornal Valor Econômico desta quinta-feira (26). “Ainda que a saída dos EUA tenha enfraquecido o acordo, o eventual sucesso da TPP poderia trazer um grande impacto tarifário para as vendas externas de produtos agropecuários do Brasil, sobretudo para 15 itens muito exportados pelo país como carnes e miúdos, café, cereais, fumo e açúcar”, diz a publicação, que reproduz estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), obtido com exclusividade pelo Valor Econômico. As exportações brasileiras de produtos agropecuários – um total de 150 itens – ao bloco de países (EUA incluídos) são estimadas em US$ 13 bilhões ao ano, de acordo com o estudo. Parte desse montante estaria em risco em caso de sucesso do novo bloco comercial.

Fábrica de agrotóxicos falsificados

A Polícia Civil do Mato Grosso desmantelou na quarta-feira (25) o que considera o maior esquema de falsificação de agrotóxicos do Brasil em Rio Preto. “A operação Paracelsus, que teve apoio da Polícia Civil de Rio Preto, terminou com a prisão de um vendedor e com a detenção de três funcionários de uma fábrica clandestina localizada em Bady Bassitt. Policiais também apreenderam uma grande quantidade de defensivos agrícolas suspeitos, mas não divulgaram o valor da operação. Os policiais realizaram 14 mandados, sete de prisão temporária, de cinco dias, e sete de busca e apreensão em Rio Preto, Bady Bassitt e Ibirá”, destacou o portal Diário da Região. As ordens judiciais foram cumpridas na indústria de produtos orgânicos, que estaria fabricando a versão falsa do agrotóxico; no escritório da empresa e no “call center”, de onde seriam feitas as vendas por telefone dos produtos despachados pelos Correios para compradores em todo o Brasil.

Falha humana lidera causas de acidentes com King Air

Reportagem da Folha de S.Paulo desta quinta-feira (26) revela que as investigações da Aeronáutica sobre dez acidentes e incidentes graves ocorridos nos últimos dez anos com aviões King Air mostram que, em sete dos casos, a falha humana esteve entre os principais fatores que contribuíram para a queda. Os acidentes e incidentes causaram a morte de nove pessoas ao todo. “Os dez casos considerados pela Folha a partir dos relatórios do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) são de aviões da mesma série C90. O avião em que Teori Zavascki e mais quatro pessoas morreram na quinta-feira (19) era um modelo C90GT. Dos dez casos ocorridos entre 2006 e 2015, seis eram C90A, três, C90 e outros dois, GTi. Há diferenças entre os modelos, mas são considerados da mesma “família” do turboélice fabricado pela empresa norte-americana Beechcraft”, diz a publicação.

NA IMPRENSA

Mapa – Governo vende 95 mil sacas de café dos estoques públicos –http://ow.ly/OdfT308o2Sq

Mapa – Novacki anuncia projeto para apoiar agropecuária no oeste de Mato Grosso – http://ow.ly/synU308o2Y8

Embrapa – Sistemas integrados atraem interesse de produtores –http://ow.ly/McTD308o36R

Embrapa – Embrapa Soja participa do Coopershow –http://ow.ly/6lMZ308o3bD

Campo Grande News – Safra da soja começa em MS com previsão de colher 7 mi de toneladas – http://ow.ly/YPO6308o3g1

Diário da Região – Polícia fecha maior fábrica de agrotóxicos falsificados do País – http://ow.ly/VpPY308o3jT

Portal Guará – Agrotóxicos clandestinos são apreendidos em Balsas e Fortaleza dos Nogueiras – http://ow.ly/XcE2308o3mE

Época Negócios – Na primeira emissão brasileira após posse de Trump, Embraer capta US$ 750 mi – http://ow.ly/BjPe308nPH3

Panrotas – Boeing tem ligeira queda em lucro e receita em 2016 –http://ow.ly/RFSn308nPCe

Zero Hora – Campo Aberto – Inflações diferentes na lavoura e na cidade –http://ow.ly/AKqo308n7Xy

Zero Hora – “As cooperativas do Rio Grande do Sul estão se profissionalizando cada vez mais”, diz presidente da Fecoagro – http://ow.ly/5dlk308n9CG

Folha de S.Paulo – Falha humana lidera causas de acidentes com a série King Air – http://ow.ly/6Sw8308o4Gp

Folha de S.Paulo – Gerson Teixeira – Golpe e reforma agrária –http://ow.ly/BcQ4308ne0D

Valor Econômico – Saída dos EUA de TPP ameniza receio de exportador agrícola – http://ow.ly/NQkf308nSoV

Valor Econômico – Aviação doméstica registra queda de 5,7% em 2016 –http://ow.ly/jku7308nSwp

Valor Econômico – Chuvas castigam a produção de hortaliças no Estado de São Paulo – http://ow.ly/jZSi308nSHc

Valor Econômico – Veranico deve afetar rendimento da soja da Cocamar no norte do PR – http://ow.ly/v6Kf308nSSx

Valor Econômico – BNDES questiona plano da Renuka na Justiça –http://ow.ly/D4HR308nT1m

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.