QUEBRA DA COLHEITA DE GRÃOS NA SAFRA 2015/2016 AUMENTA FRETE DOS FERTILIZANTES

//QUEBRA DA COLHEITA DE GRÃOS NA SAFRA 2015/2016 AUMENTA FRETE DOS FERTILIZANTES

O jornal Valor Econômico desta segunda-feira (14) destaca que a quebra da colheita de grãos na safra 2015/16, que restringiu o valor bruto da produção no campo em 2016 e tem limitado as exportações brasileiras de soja e milho neste segundo semestre, também influencia no aumento dos fretes para o transporte dos fertilizantes que estão sendo usados no plantio do ciclo 2016/17. “Com a redução do fluxo de caminhões nos portos para a entrega dos grãos, a volta dos nutrientes importados pelas misturadoras de adubos ficou pelo menos 50% mais cara nos últimos meses nas principais rotas do país em relação ao mesmo período de 2015. O salto gerou pressão altista sobre os preços do insumo e está comprometendo a margem das misturadoras, que fabricam os produtos finais usados pelos produtores rurais”, afirma a publicação.

Alto custo para se produzir no Brasil

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, publicada no sábado (12), o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior, enfatizou o alto custo para se produzir no Brasil. Questionado sobre as dificuldades com a logística no país, o presidente da CNA respondeu: “É muito complexo o problema de logística no Brasil. Grande parte do nosso lucro se perde aí. Um produtor dizia que se tivesse uma máquina que pudesse captar toda a soja desperdiçada nas estradas, ele seria o maior produtor de soja do mundo. O modal rodoviário brasileiro é praticamente exclusivo nosso. Quando olhamos para a Argentina ou Estados Unidos, o transporte ferroviário é o principal. Nosso custo da fazenda até o porto chega a ser quatro vezes maior que nos Estados Unidos. Isso é um fator que tira a competitividade do Brasil”.

Rodrigo Maia natureba

A coluna Painel, da Folha de S.Paulo desta segunda-feira (14), ressalta, em nota intitulada “Natureba”, que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu ao Greenpeace e à Via Campesina a criação de uma comissão na Câmara sobre cultivo natural e restrição a agrotóxicos. Durante o encontro com os representantes da entidade, o deputado afirmou que é defensor do tema. “Rodrigo Maia brincou: disse apoiar a pauta porque só come alimentos orgânicos”, diz a nota.

NA IMPRENSA

Correio Braziliense – Entrevista João Martins da Silva Junior – Custo de produção no Brasil é quatro vezes maior que nos EUA – http://ow.ly/qVwZ3069CcA

Folha de S.Paulo – Editorial – Segredos do agronegócio – http://ow.ly/2afG3069CP7

Folha de S.Paulo – Painel – Natureba – http://ow.ly/VY0j3069D46

O Estado de S.Paulo – Maior avião do mundo chega a São Paulo nesta segunda – http://ow.ly/YAOy3069KnB

O Estado de S.Paulo – Matopiba planta para recuperar perdas – http://ow.ly/Oz5p3069KLC

Zero Hora – Colheita do trigo avança com dificuldade de comercialização – http://ow.ly/VCv13069Myt

Zero Hora – Carlos Nabinger – Biodiversidade para quê? – http://ow.ly/68ip3069LKL

Zero Hora – Voz Campeira – Ibravin – Protagonismo brasileiro no vinho – http://ow.ly/wLeg3069Mt6

Valor Econômico – Quebra da safra elevou frete de fertilizantes – http://ow.ly/nkzk3069MYe

Valor Econômico – Ingredion renova planos para o Brasil – http://ow.ly/XMK93069Ney

Valor Econômico – O destino das debêntures – http://ow.ly/kc1r3069Nhp

Valor Econômico – Latam descarta novos ajustes de oferta e pessoal – http://ow.ly/XRgy3069MLB

Valor Econômico – Commodities Agrícolas – http://ow.ly/Z6ot3069N4j

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.