GOVERNO ANUNCIA O DOBRO DE RECURSOS PARA DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

//GOVERNO ANUNCIA O DOBRO DE RECURSOS PARA DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (23) um aumento no repasse para os procedimentos essenciais no diagnóstico do câncer de mama. O objetivo da medida é ampliar a realização de exames feitos no Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, serão mais R$ 9,4 milhões para esse atendimento. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. É o que informa o jornal O Globo. Com o reajuste, a expectativa do Ministério da Saúde é triplicar o número de procedimentos como punção de mama por agulha grossa; biópsia e anatomopatológico. Estima-se que em 2017, 58 mil mulheres terão esse tipo de câncer. Após a mamografia, são indicados exames para o diagnóstico definitivo da doença que vão apoiar a decisão médica no tratamento. Todos esses procedimentos tiveram reajuste. Em 2016, foram registrados 69,3 mil exames e, neste ano, o total deve ultrapassar 200 mil. Em coletiva de imprensa, o ministro Ricardo Barros anunciou a compra de 100 aceleradores lineares para todo o país. Os equipamentos são utilizados na radioterapia. Segundo a pasta, serão priorizados novos serviços, desconcentrando a oferta. Os projetos estão em andamento e serão executados dentro das atividades previstas do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia. Em 2016 foram realizados 26,5 milhões de procedimentos de radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas, além dos exames preventivos de mamografias e Papanicolau. Em 2017, entre janeiro até o momento, foram registrados 8,15 milhões de procedimentos.

Cientistas realizam o maior estudo genético sobre o câncer de mama

No maior estudo genético sobre o câncer de mama, 550 cientistas de 300 instituições de pesquisa dos seis continentes encontraram mais 72 mutações que aumentam o risco da doença. O Correio Braziliense destaca que 65 são variações comuns, que predispõem o desenvolvimento do tumor, e sete referem-se especificamente a um dos tipos mais difíceis de vencer. Com essas descobertas, os autores dos artigos, publicados nas revistas Nature e Nature Genetics, esperam impactar na prevenção e no tratamento de um problema que, a cada ano, atinge mais 1,2 milhão de mulheres. A ampla pesquisa é resultado do consórcio OncoArray, uma colaboração internacional de cientistas dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Austrália, do Canadá, do Chipre e da Alemanha, que tem como objetivo desvendar os mecanismos genéticos dos cânceres mais prevalentes no mundo, como pulmão, cólon e próstata. “Nas publicações, o foco foram mutações comuns, que aumentam o risco do câncer de mama. Se a BRCA1 e a BRCA2 já são bem estabelecidas e estudadas, existindo, inclusive, exames para detectá-las nas pacientes, até agora não se conhecem todas as variantes comuns. Com as novas pesquisas, o número de mutações identificadas passa de 105 para 177. Já a equipe coordenada por Roger Milne, do Conselho de Câncer de Victoria, na Austrália, investigou especificamente as regiões do DNA e as variantes que aumentam o risco do câncer receptor de estrogênio negativo. Milne explica que cerca de 70% de todos os casos de tumor de mama são receptores de estrogênio positivos”, afirma a notícia.

Seguridade aprova tratamento obrigatório para lábio leporino no SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga o Sistema Único de Saúde a oferecer cirurgia plástica de lábio leporino ou fenda paladina e o tratamento pós-cirúrgico: fonoaudiologia, psicologia, ortodontia, e demais especialidades necessárias à recuperação. De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, a medida está prevista no Projeto de Lei 1172/15, do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS). A fenda palatina é uma condição congênita comum que gera a abertura do lábio e do céu da boca e causa dificuldade para falar e comer. Pelo projeto, se houver diagnóstico confirmado no pré-natal, o encaminhamento deverá ser feito logo após o nascimento do bebê. O SUS também deverá prover tratamento de reeducação oral, para auxiliar os exercícios de sucção, mastigação e desenvolvimento da fala, além da assistência por ortodontista. “O relator, deputado Dr. Sinval Malheiros (Pode-SP), destacou que o lábio leporino não é uma condição meramente estética, já que causa dificuldades na alimentação, fala, problemas dentários e maior propensão a infecções nos ouvidos”, diz o texto.

Fórum discute participação social na incorporação de tecnologias em saúde

Pacientes e gestores públicos se reuniram para pensar e discutir tratamentos e tecnologias no SUS. O fórum teve como tema: “Entendendo a Incorporação de tecnologias em saúde”. Conforme o portal da Conitec, o evento, ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês no Hotel Transamérica Prime International Plaza, em São Paulo, e trouxe algo inédito: associações e representantes de pacientes dialogaram com membros da Secretaria-Executiva da CONITEC sobre a participação social no processo de gestão e incorporação de tecnologias em saúde no SUS. Promovido pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (DGITS/SCTIE/MS), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI SUS, o evento teve como proposta levar informação e educação a representantes de pacientes, no intuito de ampliar e qualificar o engajamento social nas etapas que antecedem a disponibilização de tecnologias em saúde no SUS. Uma das atribuições do Departamento que assiste a CONITEC é promover ações que favoreçam e estimulem a participação social na incorporação de tecnologias em saúde no SUS. O evento teve resultados positivos e ampliou o diálogo entre gestores de saúde e pacientes, demonstrando a co-responsabilidade que a sociedade tem no controle das políticas públicas destinadas à saúde. “A expectativa é que outros eventos como esse sejam realizados pela CONITEC”, frisa o portal.

SAÚDE NA IMPRENSA

Anvisa – Anvisa participa de Encontro da ICMRA em Quioto

Anvisa – Painel Técnico debaterá rotulagem de alimentos

Anvisa – Anvisa suspende divulgação ilegal de suplementos em site

ANS – 475ª reunião da Diretoria Colegiada

Conitec – Fórum discute participação social na incorporação de tecnologias em saúde

Fiocruz – Maria Inez Gadelha recebe Ordem do Mérito Médico

Fiocruz – Presidente da Fiocruz debate divulgação científica e democracia

Fiocruz – Instituto Oswaldo Cruz promove curso internacional sobre micobactérias

Fiocruz – Sala de Convidados discute a revisão da Política Nacional de Saúde Mental (24/10)

Fiocruz – 2º Encontro Visa em Foco debate o uso medicinal da Cannabis sp no Brasil (24/10)

ALESP – Solene celebra o Dia do Policial Militar portador de Deficiência

Câmara dos Deputados – Seguridade aprova tratamento obrigatório para lábio leporino no SUS

Câmara dos Deputados – Comissão de Seguridade Social atualiza regra sobre penas para quem violar a Lei de Vigilância Epidemiológica

Câmara dos Deputados – Comissão permite que contribuinte com mais de 60 anos deduza gastos com medicamentos do IR

Câmara dos Deputados – Seminário discute medicina tradicional, práticas integrativas e complementares em saúde

Câmara dos Deputados – Comissão debate criação de linha de cuidados para idosos no Brasil

Câmara dos Deputados – Comissão debate tratamento oferecido por comunidades terapêuticas a dependente de drogas

Correio Braziliense – Cientistas realizam o maior estudo genético sobre o câncer de mama

Folha de S.Paulo – Apps ajudam autistas a conversar e criam rede de apoio para doenças

Folha de S.Paulo – Suzana Herculano-Houzel – Batimentos cardíacos ajudam cérebro a decidir qual é o seu corpo

G1 – Estudo identifica cinco possíveis vias para uma vacina contra malária

G1 – Como menino de 12 anos transformou luta para emagrecer em inspiração para crianças com sobrepeso

O Estado de S.Paulo – Prefeitura de SP quer vacinar 2,5 milhões contra a febre amarela

O Estado de S.Paulo – Morte de macacos é sinal de novo ciclo de febre amarela, diz ministro

O Globo – Governo anuncia o dobro de recursos para diagnóstico do câncer de mama

O Globo – Condição rara faz jovem italiana ‘suar sangue’

O Globo – Macacos mortos em São Paulo reacendem temor da febre amarela

UnB TV – Liga promove ciclo de palestras sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

Simers – Diagnóstico precoce da hepatite C pode evitar complicações

Gazeta do Povo – Estatal do sangue gasta muito e produz pouco. Solução made in Paraná provoca briga política

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.