EVENTUAL GOVERNO DE BOLSONARO JÁ TERIA NOME PARA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

//EVENTUAL GOVERNO DE BOLSONARO JÁ TERIA NOME PARA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Concorrendo contra Fernando Haddad (PT) na disputa pela Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) já teria um esboço de pelo menos 9 dos 15 nomes para ocupar a Esplanada dos Ministérios. Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a promessa de Bolsonaro é reduzir os 29 ministérios a 15. Ele tem prometido não negociar os cargos em troca de apoio no Congresso. Em relação ao Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista (UDR), é o principal nome cogitado para a pasta, que também deve reunir o Meio Ambiente. O empresário do interior de São Paulo é amigo de longa data do candidato e tem acompanhado de perto o processo de sua recuperação desde o atentado sofrido em 6 de setembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Além do economista Paulo Guedes, anunciado para assumir a Fazenda caso o capitão reformado seja eleito, segundo a reportagem, outros nomes cogitados são: do coordenador da campanha, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que é o preferido para chefe da Casa Civil; do diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e ex-integrante da Fundação Getúlio Vargas, Stavos Xanthopoylos, para a Educação; do presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, para a Saúde (outra aposta para a pasta é Nelson Teich, empresário e médico oncologista do Rio de Janeiro); do general Osvaldo Ferreira, para os Transportes; do general Augusto Heleno, para a Defesa; do astronauta Marcos Pontes, para Ciência e Tecnologia; e do presidente interino do PSL, Gustavo Bebianno, para o Ministério da Justiça.

 

Frente Parlamentar da Agropecuária perde metade dos deputados e senadores após eleições



Uma das maiores e mais influentes do Congresso, a Frente Parlamentar da Agropecuária encolheu em mais da metade após as eleições deste domingo (7). De acordo com o Valor Econômico, dos 245 deputados e senadores ruralistas que tentaram a reeleição, 128 (52,2%) perderam a disputa em seus Estados, se candidataram para cargos no Executivo ou ainda simplesmente desistiram das eleições. No caso dos 218 deputados ruralistas que buscaram a reeleição, 119 (54,6%) não se reelegeram ou não vão voltar para a Câmara. Outros 99 deputados foram reeleitos, como a presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Tereza Cristina (DEM-MS), o vice-presidente da FPA e próximo líder da bancada em 2019, Alceu Moreira (MDB-RS), e Luiz Nishimori (PR-PR), que foi relator do polêmico projeto que flexibiliza e agiliza o registro de agrotóxicos no país. Já entre 27 senadores ruralistas atuantes na bancada, 19 não voltarão ao Senado. Porém, outros 18 conseguiram a reeleição e permanecerão na bancada. “No almoço tradicional da bancada, que aconteceu nesta terça-feira (9), o clima foi de “velório”, após as baixas. Muitos comentaram também que até deputados reeleitos tiveram votação bem abaixo do esperado, cerca de dezenas de milhares de votos a menos. Para tal situação, contribuiu muito a ascensão de novos rostos na política, oriundos principalmente do PSL, partido de Bolsonaro, mas que não têm necessariamente identificação clara com o setor. No entanto, há uma esperança na bancada de que deputados do PSL de regiões que são polo de produção agropecuária se integrem ao time dos ruralistas”, destaca a reportagem do Valor.

 

Novo presidente da Embrapa toma posse nesta quarta-feira

 

Sebastião Barbosa, pesquisador aposentado da Embrapa, assumirá nesta quarta-feira (10), a Presidência da estatal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É o que informa o portal da Embrapa. Sebastião é engenheiro agrônomo, especialista em Entomologia e foi contratado pela Embrapa em 1976, atuando em programas de controle e erradicação de pragas. Por 17 anos também trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Serviço de Proteção de Plantas, em Roma, Itália. Foi também coordenador de cooperação internacional da Embrapa e Chefe-Geral da Embrapa Algodão. Filho de agricultor sem-terra do interior de Minas Gerais, o novo presidente da Embrapa terá pela frente a missão de conduzir a mais reconhecida empresa pública de pesquisa da faixa tropical do mundo em um período de fortes restrições orçamentárias e financeiras e a possíveis mudanças no Governo Federal, com a posse de um novo presidente da República. Também recebe do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a incumbência de aproximar mais a estatal do setor produtivo. “Ele defende que a Embrapa precisará ser criativa para buscar recursos suplementares e complementares na iniciativa privada e em instituições internacionais”, informa o portal.

 

Setor sucroenergético defende convivência pacífica com apicultores

 

O portal Cana Online destacou que na segunda quinzena de setembro (27), o auditório da Cooperativa dos Plantadores de Cana de SP, em Piracicaba, recebeu representantes de empresas do setor sucroenergético da região para o lançamento do estudo “Aplicação Aérea de Defensivos Agrícolas: Impactos econômicos e sociais do banimento da atividade”. O principal objetivo desse encontro foi gerar conhecimento sobre o tema, esclarecendo que a aplicação aérea de defensivos agrícolas, quando realizada de acordo com a legislação vigente, não representa riscos de mortandade para as abelhas, sendo possível criar um ambiente harmonioso e produtivo entre os produtores de cana e apicultores por meio de uma comunicação efetiva e adoção conjunta de técnicas de manejo adequadas. Para Junior Oliveira, presidente do Sindag, é possível a coexistência de todas as atividades agrícolas, desde que elas se comuniquem, tratem o tema com responsabilidade, entendam suas responsabilidades individuais e atendam o que é necessário para que possam conviver. “A aviação agrícola cresceu 10% no País nos últimos 10 anos, em número de aeronaves e atendimento a diferentes culturas. Sabemos também que a produção de mel cresce muito no Brasil. Temos uma grande preocupação com a vida das abelhas e queremos contribuir, inclusive, para a profissionalização desse setor que é bastante heterogêneo”, conclui o executivo.

 

NA IMPRENSA

Mapa – Mapa certifica empresa por aderir à compartimentação avícola

 

 

MMA – Brasil reforça integração com América Latina

 

MMA – Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica

 

Embrapa – Lucia Bailetti ministra curso Gestão de Análise Sensorial na Embrapa Uva e Vinho

 

Embrapa – Embrapa mostra viabilidade da soja no Sealba (SE, AL,BA), nesta quinta

 

Embrapa – Curso oferece diagnóstico sobre qualidade da semente de soja

 

Embrapa – Pesquisa avalia se monitoramento da água pode servir como ferramenta para pagamento por serviços ambientais

 

Embrapa – Em 3 anos, plantio de soja cresce 3.112% em Alagoas

 

Embrapa – Uvas e oliveiras são tema de seminário para concessão de Indicação Geográfica da região da Campanha

 

Embrapa – Reunião Técnica do GtecFeijão apresenta resultados de pesquisa realizada no entorno do DF

 

Embrapa – Embrapa recebe alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

 

Embrapa – Farinha de Cruzeiro do Sul ganha exposição fotográfica na capital

 

Embrapa – Pesquisa aborda certificação socioambiental da soja no Maranhão

 

Embrapa – Evento no RJ vai ensinar a identificar plantas alimentícias não convencionais

 

Embrapa – Computação e uso de drones dominam palestras na Jornada Científica

 

Embrapa – Embrapa Hortaliças realiza ações inclusivas na 15ª Semana Nacional de CT

 

Embrapa – Embrapa faz parceria para desenvolver ração específica para pirarucu

 

Embrapa – Avaliação Nacional de Vinhos 2018 encerra com nota inédita: 86,6

 

Embrapa – Novo presidente da Embrapa toma posse nesta quarta-feira

 

Câmara dos Deputados – Plenário pode votar hoje projetos das empresas aéreas e do cadastro positivo

 

Senado Federal – Relator escolhe quatro emendas para CAE apresentar ao Orçamento de 2019

 

Senado Federal – CRA aprova emendas de acréscimo para a agricultura

 

Senado Federal – Plenário se reúne nesta quarta com pauta trancada pela MP das dívidas rurais

 

Senado Federal – Comissão adia prazo de entrega de Emendas ao Orçamento

 

Folha de S. Paulo – Bolsonaro já tem nove nomes para ministérios em eventual governo

 

Folha de S. Paulo – Premiação tem como tema o agronegócio paulista e pode dar até R$ 10 mil ao primeiro colocado

 

Folha de S. Paulo – Vaivém das Commodities – Produtores e exportadores de café vão consumir o recorde de 50 milhões de sacas nesta safra

 

Folha de S. Paulo – ‘Fui picada pelo bichinho da agrofloresta’, afirma agrônoma que produz 1 tonelada de alimentos

 

G1 – União Europeia está pronta para negociar importação de carne bovina dos EUA

 

G1 – Plantio de soja e milho no Paraná perde ritmo após chuva, mas ainda supera 2017/18

 

G1 – Austrália vê 70% de chance de El Niño em 2018

 

G1 – Foco de peste suína clássica é encontrado no Ceará

 

G1 – Produção de soja do Brasil em 2019 deve igualar recorde de 2018, diz associação

 

G1 – China proíbe importação de porcos do Japão e da Bélgica por peste suína

 

G1 – VÍDEO: Chineses fazem plantação vertical de vegetais

 

G1 – Ave ganha prótese feita com impressora 3D após perder parte do bico

 

Valor Econômico – Órgão de concorrência dos EUA aprova venda da Keystone

 

Valor Econômico – Após indicar déficit por meses, OIC agora prevê superávit em 2017/18

 

Valor Econômico – illycaffè e JAB fazem parceria na área de cápsulas de café

 

Valor Econômico – Abiove eleva estimativa para exportações brasileiras de soja

 

Valor Econômico – Bancada ruralista perde metade dos deputados e senadores após eleições

 

Valor Econômico – Dreyfus aproveita oferta ampla e bate recordes no Brasil

 

Valor Econômico – Lucro líquido da Camil quase dobrou no 2º tri

 

Valor Econômico – TMG ganha mercado e planeja estreia em milho

 

Valor Econômico – Embraer faz primeiro voo com cargueiro militar KC-390 de série

 

Zero Hora – Gisele Loeblein – Conheça as propostas de Leite e Sartori para o agronegócio do RS

 

Zero Hora – Gisele Loeblein – Remates de primavera buscam estratégias para fisgar o comprador

 

Zero Hora – WhatsApp é a mídia social mais usada no meio rural, revela pesquisa

 

Agrolink – Aumento da produção impulsionou mercado agroquímico da Índia

 

Cana Online – Setor sucroenergético defende convivência pacífica com apicultores

 

Correio do Estado – Uso de agrotóxicos coloca antas em risco na região do cerrado de Mato Grosso do Sul

 

Portal do Agronegócio – Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa

 

Portal do Agronegócio – Fungicida preventivo rende mais 5 sacas de soja

 

Mais Soja – Mapeamento da produção de soja no Estado de Goiás, Safra 2016/2017

 

Mais Soja – Cientistas descobrem segmentos genômicos que decidem a densidade do zinco no trigo

 

Mais Soja – Semente: o berço da mais avançada tecnologia

 

Mais Soja – Pesquisa aborda certificação socioambiental da soja no Maranhão

 

Mais Soja – Exportações do agronegócio gaúcho caem 17,3% em setembro

 

Mais Soja – Situação da colheita do milho e soja nos Estados Unidos

 

Mais Soja – Eficiência de fungicidas multissítios no controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2017/18: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos

 

Mais Soja – Consumo de calcário mostra terra precisando de correção de acidez

__________________________________________________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.