ENTREGAS DE FERTILIZANTES BATEM RECORDE NO PAÍS

//ENTREGAS DE FERTILIZANTES BATEM RECORDE NO PAÍS
As vendas do setor de fertilizantes no mercado doméstico reagiram em 2016 e alcançaram um volume recorde, superando a marca de 32,209 milhões de toneladas de 2014. De acordo com números divulgados na segunda-feira (30), pela Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), o volume de fertilizantes entregues no ano passado aumentou 12,9% em relação a 2015, para 34,083 milhões de toneladas. Conforme reportagem do jornal Valor Econômico, o resultado ficou acima das estimativas de analistas. A reação das vendas foi motivada pelo aumento da oferta global e pela desvalorização do dólar em relação ao real. “Como a maior parte dos fertilizantes é importada, a queda da moeda americana contribuiu para o aumento dos volumes, uma vez que reduziu o custos do insumo para os produtores. Considerando apenas dezembro de 2016, o volume de entregas de fertilizantes aumentou 32,5% em relação a igual mês de 2015, para 2,676 milhões de toneladas”, afirma o Valor.

Produção nacional

A reportagem do Valor Econômico ressalta que a produção nacional de fertilizantes avançou em velocidade menos expressiva. Em dezembro, segundo informações da Anda, o aumento foi de 3,5%, para 775,171 mil toneladas. Mesmo com a reação nas vendas vista em 2016, o volume produzido no país ainda ficou menor que em 2015. Houve redução de 1,3%, para 9 milhões de toneladas. Para atender a demanda, as importações de fertilizantes cresceram 16,1% em 2016, somando 24,485 milhões de toneladas. Apenas em dezembro, as importações somaram 2,106 milhões de toneladas, com alta de 71%. “Ainda de acordo com a Anda, as principais exportações de fertilizantes e formulações NPK aumentaram 45,5%, para 52,964 mil toneladas em dezembro. Em 2016, as exportações cresceram 4,4%, atingindo 549,444 mil toneladas. Conforme a associação, o país encerrou 2016 com 5,071 milhões de toneladas de produtos intermediários para fertilizantes e formulações NPK em estoque, recuo de 6,2% ante 2015”, destaca o Valor.

Utilização de drones

O site do Jornal da USP apresenta, nesta terça-feira (31), reportagem sobre os drones, também chamados de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados). Na publicação, o professor João Camargo, coordenador do Grupo de Análise de Segurança da Escola Politécnica da USP, afirma que os riscos oferecidos por essas aeronaves serão proporcionais ao seu tamanho e ao tipo de área que irão sobrevoar. “Na verdade, o VANT constitui um campo que ainda depende de regulamentação, pois, hoje, a Aeronáutica encara os drones não usados para fins recreativos como uma aeronave, razão pela qual a Anac (Associação Nacional de Aviação Civil) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já estão envolvidas no processo de regulamentação desses aparelhos, pois haverá regras a serem cumpridas. Segundo o professor Camargo, a tendência, em todo o mundo, é autorizar o uso do drone apenas com piloto remoto, ou seja,  o voo totalmente autônomo da aeronave está vedado pelas normas hoje existentes. A regulamentação é nova e existe a preocupação de evitar os riscos de eventuais acidentes. Há dois tipos de drones: os utilizados para fins recreativos e os não recreativos, os quais dependem de autorização dos órgãos responsáveis para sua utilização. A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo mantém um projeto de pesquisa sobre drone, cujo objetivo é avaliar a segurança da introdução do VANT no espaço aéreo controlado e no espaço aéreo reservado. Esse projeto é patrocinado pela Boeing”, destaca o Jornal da USP.

NA IMPRENSA
 
MMA – Aliança pela Amazônia é lançada em Belém

Embrapa – Base de dados da Embrapa sobre espécies vegetais usadas na alimentação e agricultura será compartilhada em base global

Embrapa – Maior feira de irrigação da cafeicultura será realizada em Araguari, MG, de 21 a 23 de março

Embrapa – Embrapa Soja apresenta no BelaSafra tecnologias para maximizar a lavoura de soja

Embrapa – Parceria entre Embrapa e Epagri apresenta viticultura de qualidade

Embrapa – Embrapa inicia Dias de Campo de Soja em Rondônia no dia 9 de fevereiro

Embrapa – Feno proteico e aspersor de garrafas PET são apresentados no Show Rural Coopavel 2017

Jornal da USP – Drones ainda dependem de regulamentação

Zulupa – Brasil destina 94% das embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas no país em 2016

Desacato – 20 grupos estrangeiros têm 3 milhões de hectares de terras no Brasil

Rondoniagora – A luta do Sindsef para fazer justiça às vítimas do DDT

Folha de S.Paulo – Vaivém das Commodities – América do Sul vai produzir metade da soja de todo o mundo em 2017

Valor Econômico – Produção mundial de ração atinge 1 bilhão de toneladas

Valor Econômico – Usinas reduzem vendas de etanol em janeiro

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.