EMBRAPA LANÇA MANUAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ

//EMBRAPA LANÇA MANUAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ
A Embrapa, em seu portal, destaca o lançamento do “Manual de Identificação de Doenças da Cultura do Arroz”, produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão, Valácia Lemes Silva-Lobo e Marta Cristina Corsi de Filippi. A obra nasceu da necessidade de reunir informações sobre as principais doenças da cultura do arroz no Brasil. Fatores como a diversidade climática ou a expansão das áreas de cultivo, assim como a uniformização de uso de cultivares melhoradas, podem proporcionar condições favoráveis à ocorrência de epidemias de doenças endêmicas. “O manual traz fotos com os principais sintomas das doenças que ocorrem no Brasil, com o objetivo de facilitar a identificação das doenças pelos produtores, extensionistas e demais interessados. Essas epidemias devem ser identificadas antes de alcançarem níveis elevados, evitando que gerem prejuízos à lavoura ou reduzam a produtividade e a qualidade dos grãos. Para que as cultivares de arroz possam expressar seu potencial produtivo é de grande importância que o produtor adote medidas de manejo integrado das doenças”, ressalta trecho da publicação.

Safra de milho deve superar 100 milhões de toneladas pela 1ª vez, dizem analistas

A colheita 2016/17 de milho no Brasil deverá superar pela primeira vez o nível de 100 milhões de toneladas, com as lavouras favorecidas por boas condições climáticas, avaliaram nesta terça-feira (6), analistas do Banco Pine e da consultoria Céleres. Segundo o site G1, o Pine, que tem importante parcela de clientes no agronegócio, estimou a safra de milho do Brasil em 102,2 milhões de toneladas, aumento de quase 10 milhões de toneladas ante a previsão anterior, o que representa “incremento brutal” de 55 por cento na comparação com a temporada anterior, fortemente afetada pela seca. A maior safra do Brasil até este ano havia sido colhida na temporada 2014/2015, quando o país obteve 84,7 milhões de toneladas. “Na atual temporada, a grande produção se dá principalmente pelo crescimento da segunda safra, agora estimada pelo Pine em 70,7 milhões de toneladas, ante 62,6 milhões na projeção anterior. Já a previsão da safra de verão passou de 30,4 milhões para 31,5 milhões de toneladas. Já a consultoria Céleres estimou a colheita total do Brasil em 100,7 milhões de toneladas, citando que a segunda safra foi beneficiada pelo clima regular”, destaca o G1.

Estudo questiona peso do ‘boi verde’ contra desmate

Anos atrás firmou-se no Brasil o diagnóstico de que, para estancar o desmatamento na Amazônia, era urgente melhorar a produtividade da pecuária de corte. Com mais bois no mesmo pasto, diminuiria a pressão pela derrubada de florestas. Um estudo vem agora pôr em dúvida essa relação de causa e efeito, ou seja, que uma pecuária intensificada conduza de fato à conservação de matas. Repórter Especial do jornal Folha de S.Paulo, Marcelo Leite, diz em sua coluna que um artigo, com título em forma de pergunta (“A Intensificação da Produção de Carne Produzirá Resultados de Conservação na Amazônia Brasileira?”) saiu no periódico “Elementa”. Projetava-se que o rebanho nacional poderia subir de 211 milhões de cabeças ocupando 2,2 milhões de quilômetros quadrados para 250 milhões de reses, em 2030, pastando em área bem menor, 1,74 milhão de quilômetros quadrados. A taxa de ocupação iria para 1,5 cabeça por hectare, e a produtividade, de 53 kg de carne por hectare para 87 kg. Conforme o artigo, a intensificação deslanchou por razões de mercado, sem necessidade de incentivos de cunho ambiental, e a conclusão é que não há “garantia alguma de que essa intensificação venha a diminuir a pressão sobre a floresta amazônica”.

Sarney Filho destaca empenho do Brasil em cumprir Acordo de Paris

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV-MA), afirmou na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, que o Brasil “mostra ao mundo” o empenho para cumprir as metas propostas pelo Acordo de Paris, ao torná-lo parte da legislação brasileira. “Nosso empenho permanece inabalável”, afirmou o ministro Sarney, dirigindo-se ao presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto. De acordo com o jornal Valor Econômico, sob a justificativa de estar “em um dia de tanta alegria”, o ministro do Meio Ambiente afirmou que não gostaria de ter que se manifestar sobre “problemas”. O ministro afirmou já ter tratado diretamente com o presidente Temer a respeito das medidas provisórias 756/16 e 758/16, relacionadas, respectivamente à alteração de limites da Floresta Nacional de Jamanxim e do Parque Nacional de Jamanxim, no oeste do Pará. “Sarney Filho enviou carta à Presidência recomendando vetos às propostas logo após a aprovação final pelo Senado” afirma a reportagem do Valor.

NA IMPRENSA

Anvisa – Orientação sobre normas de alimentos já está acessível

Anvisa – Acompanhe a reunião pública da diretoria da Anvisa

Embrapa – Embrapa lança manual para a identificação de doenças na cultura do arroz

Embrapa – Embrapa e Fundação Bahia lançam três novas cultivares transgênicas de algodão

Embrapa – Embrapa realiza curso sobre cultura da bananeira em Belém (PA) 

Embrapa – Publicações sobre guandu, agricultura e pecuária de precisão podem ser acessadas gratuitamente

Ibama – Compensação Ambiental Federal destinou R$ 411,5 milhões a 150 unidades de conservação em 2016

MMA – País apresenta projetos para oceanos

MMA – Ministério lança programa Plantadores de Rios

MMA – Mais 282 mil hectares de áreas protegidas

MMA – Brasil reforça compromisso com meio ambiente

MMA – Brigadistas recebem novos equipamentos

Câmara dos Deputados – Palestrantes reafirmam importância dos acordos internacionais sobre mudanças climáticas

Câmara dos Deputados – Seminário debate o Acordo de Paris e compromisso brasileiro com redução de poluentes

Câmara dos Deputados – Comissão promove debate sobre incentivos à geração de energias renováveis

Câmara dos Deputados – Comissão discute MP que trata da inspeção de produtos de origem animal

Câmara dos Deputados – Comissões da Câmara e do Senado vão debater programa de combate à febre aftosa

Valor Econômico – Sarney Filho destaca empenho do Brasil em cumprir Acordo de Paris

Valor Econômico – Commodities Agrícolas 

Valor Econômico – Após Belagrícola, Pengxin avalia novos negócios 

Valor Econômico – Assinado acordo de leniência entre J&F e MPF 

Valor Econômico – Escala de abates da JBS tem forte queda 

Valor Econômico – Para defender o caixa, JBS reduz escala dos abates  

Valor Econômico – Greenpeace deixa pacto firmado com frigoríficos 

Valor Econômico – JBS vende operações na Argentina, Paraguai e no Uruguai para Minerva 

Valor Econômico – CVM abre novo processo para investigar JBS 

O Estado de S.Paulo – Carlo Lovatelli – Retrocesso à vista

Folha de S.Paulo – Vaaivém das Commodities – Produtor de milho torce por retomada do mercado de carne

Folha de S.Paulo – Domino’s Pizza anuncia boicote à JBS em nome de ‘transparência e ética’

Folha de S.Paulo – Marcelo Leite – Estudo questiona peso do ‘boi verde’ contra desmate

Folha de S.Paulo – Desânimo do consumidor dificulta saída da recessão

G1 –Exportações de carne de frango do Brasil caem 5,6% de janeiro a maio, diz Abpa

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.