DIAGNÓSTICO DE PESSOAS COM HIV CRESCE 18% EM 4 ANOS, DIZ RELATÓRIO

//DIAGNÓSTICO DE PESSOAS COM HIV CRESCE 18% EM 4 ANOS, DIZ RELATÓRIO
A fração de pessoas que tem HIV e que sabem que têm o vírus cresceu 18% no país entre 2012 e 2016. Neste período, aumentou em 15% o percentual de pessoas com o vírus e em tratamento. De acordo com o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2016, 830 mil pessoas tem HIV no país. Dessas, 694 mil (84%) são diagnosticadas. Neste ano, o levantamento aponta que 35 mil pessoas iniciaram o tratamento. Segundo a Folha de S.Paulo, em 2016, das pessoas que estavam tomando antirretroviral há pelo menos seis meses, 91% delas alcançaram a supressão viral. Em 2012, o percentual era de 85%. Também caiu o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento do HIV: de 161 dias para 42. “O relatório mostra ainda que seu maior desafio é inserir os jovens no tratamento. Apenas 56% das pessoas com HIV entre 18 e 24 estão tomando antirretroviral. O SUS financia toda a terapia antirretroviral do país. O governo diz ter gasto R$ 1,1 bilhão com o programa em 2017. Lançado pelo segundo ano seguido, o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV avalia as metas 90-90-90: (90% das pessoas com HIV diagnosticadas); (90% das diagnosticadas em terapia antirretroviral); e (90% das diagnosticadas em terapia antirretroviral com supressão viral). As metas foram instituídas em 2014 pelo Programa das Nações Unidas para AIDS (UNAIDS)”, destaca o relatório.

Inca inaugura Centro de Diagnóstico de Câncer de Próstata

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a partir de segunda-feira (21), começou a campanha para diagnosticar o câncer de próstata nas dependências do Hospital do Câncer II (HC II), no Santo Cristo, Rio de Janeiro, com a abertura do Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata. É o que informa o portal do Inca. O espaço capacitará até 15 biópsias por dia (3.600 por ano), com anestesista e assistência de equipe multidisciplinar. A inauguração do Centro marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro. O Centro conta com aparelho de ultrassom capaz de realizar a biópsia da próstata com fusão de imagens de ressonância magnética. A técnica permite identificar lesões de pequenas dimensões, invisíveis pelo método convencional. Além da inauguração, o INCA e o Ministério da Saúde lançam a campanha publicitária “O Câncer Não Pode Acabar com a Vontade de Viver”, que procura derrubar o ainda forte estigma social da doença. “O objetivo é mostrar como o câncer, com a evolução dos métodos de diagnóstico e de tratamento, não é mais sinônimo de morte. Também é reforçada a ideia de que ter câncer não é motivo de vergonha, isolamento ou sentimento de derrota e que o carinho dos amigos e o cuidado dos familiares estimulam o paciente a se sentir seguro, a ter coragem para enfrentar o tratamento e a ter vontade de continuar a viver”, diz parte do anúncio.

Testes de sangue poderão dizer se alguém irá desenvolver Alzheimer

Reportagem da Folha de S.Paulo destaca que cientistas dizem estarem prestes a desenvolver exames de sangue que detectarão os primeiros indícios de Alzheimer em pessoas entre 40 ou 50 anos que não apresentam sintomas óbvios da doença. Para descobrir se um acúmulo de placas perigosas está se formando em seu cérebro, é preciso ou uma tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET-CT), com custo por volta de US$ 4.000, ou uma punção lombar. Exames de sangue eficazes poderiam revelar milhares ou mesmo milhões de pessoas que hoje vivem com uma condição de “pré-alzheimer”. Alguns cientistas estão descrevendo o Alzheimer como outra forma de diabetes; outros procuram uma ligação entre a doença de Alzheimer e problemas cardiovasculares. E estudos já apontaram para uma ligação entre o Alzheimer e a exposição à poluição aérea e traumatismos cranianos. Muitos pesquisadores dessa área acham que a chave para derrotar a doença será flagrá-la com a maior antecedência possível e fazer a prevenção. Ainda não está claro se intervenções no estilo de vida poderão adiar significativamente o declínio cognitivo.

Plano de empresa individual terá ajustes

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou um texto-base para regulamentar os convênios médicos contratados por meio de microempresas individuais (MEIs). De acordo com o Valor Econômico, o texto determina que a contratação dos planos de saúde só poderá ser feita por microempresas ativas há seis meses. A operadora deverá exigir anualmente, na data de aniversário do contrato, a comprovação de que a inscrição da MEIs está legal. Caso contrário, o convênio médico será cancelado pela operadora.No entanto, o texto-base não traz informações sobre o destino dos planos de saúde já contratados por microempresas que podem ter seu registro cancelado pela Receita Federal. Há cerca de 1,4 milhão de microempresas irregulares, com registro suspenso temporariamente. O prazo de regularização terminaria no dia 22 deste mês, o governo informou ter sido prorrogado até 23 de janeiro. “Segundo denúncia da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), corretores estão criando microempresas em nome dos consumidores sem autorização para a venda do plano de saúde”.  As denúncias estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal de São Paulo. Há 4,5 milhões de usuários de convênios médicos que se enquadram nesse universo. A ANS informou que não tem informações específicas sobre o total de convênios adquiridos por meio de microempresas”, frisa a reportagem.

SAÚDE NA IMPRENSA
Anvisa – Anvisa promove Seminário de Inovação e Design Thinking

ANS – ANS debate temas prioritários do padrão TISS

Fiocruz – Fiocruz Bahia realiza o 2º workshop nos dias 7 e 8 de dezembro

Fiocruz – Educação, Mineração e Saúde mental são destaques da revista Poli 

Fiocruz – Acessibilidade em comunicação, informação e saúde é tema de seminário

Inca – INCA publica folder sobre sinais do câncer infantil 

Inca – INCA inagura Centro de Diagnóstico de Câncer de Próstata 

ALESP – Estudantes da Faculdade de Medicina da USP realizam encontro em apoio a greve

Câmara dos Deputados – Relator apresenta nova versão da reforma da Previdência para facilitar aprovação

Câmara dos Deputados – Comissão aprova nova regra para certificação de filantrópicas na saúde

Câmara dos Deputados – Câmara aprova atendimento educacional a estudantes internados para tratamento de saúde

Senado Federal – José Medeiros lamenta morte do médico gaúcho João Augusto Figueiró

Senado Federal – Participantes de audiência divergem sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Senado Federal – Doenças raras são tema de reportagem especial da Rádio Senado

Folha de S.Paulo – Vida das mulheres é moeda de troca no Congresso , diz médico sobre aborto

Folha de S.Paulo – Diagnóstico de pessoas com HIV cresce em 18% em 4 anos no país, diz relatório

Folha de S.Paulo – Beber três xícaras de café por dia pode ser melhor que ficar sem bebida, afirmam pesquisadores

Folha de S.Paulo – Testes de sague poderão dizer se alguém irá desenvolver Alzheimer

O Globo – Novembro Azul: Especialistas orientam sobre câncer de próstata neste sábado

O Estado de S.Paulo – Médicos alertam para possível fechamento do pronto socorro do Hospital da USP 

Valor Econômico – Plano de empresa individual terá ajustes

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.