DEPUTADO PEDE EXPLICAÇÕES DO MEIO AMBIENTE SOBRE ABUSOS DO IBAMA

//DEPUTADO PEDE EXPLICAÇÕES DO MEIO AMBIENTE SOBRE ABUSOS DO IBAMA
O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) protocolou na terça-feira (31), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), requerimento de convocação do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e à presidente do Ibama, Suely Araújo. Em seu blog, ele destaca que o documento pede que ambos prestem esclarecimentos sobre a escalada na aplicação de multas ambientais sobre o setor produtivo. Segundo Jerônimo, há uma série de relatos no abuso da aplicação da legislação ambiental. “Estamos observando uma série de excessos que está levando pânico aos agricultores. As informações que nos chegam é de que, quanto mais autuações, maior é o ganho do fiscal”, alertou. O deputado disse ainda que a atuação dos fiscais do meio ambiente tem inviabilizado a atuação da aviação agrícola, a aplicação de defensivos na lavoura de arroz, penalidades no setor de sementes e o embargo de regiões inteiras, como é o caso dos Campos de Cima da Serra. “Não se quer proteger quem está errado. Mas está havendo graves excessos, uma estratégia de coação e ganhos para os fiscais. Precisamos dar um freio e um basta nisso. Não vamos admitir terrorismo em cima de quem produz”, criticou Jerônimo em seu blog.

Análise identifica resíduos de agrotóxicos em 60% das amostras de 12 tipos de alimentos

Uma análise de 12 alimentos comuns nas dietas dos brasileiros revelou resíduos de pesticidas em 60% das amostras e vestígios do uso ilegal de agrotóxicos em mais de um terço do material. A lista de itens contaminados inclui arroz, feijão, banana, mamão, laranja, tomate, café e pimentão. O estudo foi uma iniciativa do Greenpeace. É o que informa o Estadão. A organização adquiriu 113 quilos de 12 variedades de alimentos, entre os dias 11 e 13 de setembro, em centrais de abastecimento de São Paulo e de Brasília. As amostras obtidas foram analisadas pelo Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LRP) do Instituto Biológico de São Paulo. O 113 quilos de alimentos foram divididos em 50 amostras, das quais 30 continham resíduos de agrotóxicos. Desse total, 18 apresentavam algum tipo de irregularidade, como a presença de agrotóxicos proibidos no Brasil, que não são permitidos para determinadas culturas, ou em concentrações superiores à máxima estipulada pela legislação. No total, 13 amostras apresentavam agrotóxicos proibidos para aquela cultura específica. Três amostras continham agrotóxicos permitidos, mas em nível superior ao máximo permitido. “De acordo com Marina Lacôrte, especialista do Greenpeace em Agricultura e Alimentação, os números obtidos com a análise, considerados alarmantes, repetem os resultados de outros testes feitos em 2016”, frisa a reportagem.

Embrapa quer desmistificar uso de transgênicos, mas especialistas apontam riscos da tecnologia

O portal da Câmara dos Deputados enfatiza que para o pesquisador da Embrapa Alexandre Nepomuceno, os transgênicos podem trazer soluções para a agricultura, como plantas adaptadas às mudanças climáticas e mais tolerantes à seca. Ele participou de audiência pública na terça-feira (31) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara para discutir os impactos positivos e negativos dessa tecnologia. Nepomuceno lembrou que os transgênicos já são utilizados desde a década de 70 em várias áreas, como produção de bebidas, vacinas e laticínios. O representante da Campanha Permanente contra Agrotóxicos e pela Vida, Francisco Dal Chiavon, avaliou, entretanto, que muitas promessas do uso de transgênicos na agricultura não foram cumpridas. O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Antônio Andrioli, afirmou que o uso de transgênicos na agricultura traz consequências graves ao meio ambiente. Autor do requerimento para a realização da audiência pública, o deputado Nilto Tatto (PT-SP), quer manter o debate sobre transgênicos na pauta da Câmara. “O aumento do cultivo dos transgênicos vem associado com o aumento do uso de agrotóxicos na agricultura e isso tem impacto no meio ambiente e na contaminação dos mananciais e dos alimentos”, ponderou. “O advogado Néri Perin defendeu a alteração das leis sobre patentes e cultivares como forma de libertar os produtores da dependência das multinacionais que produzem sementes transgênicas e cobram royalties pela sua utilização por 15 anos”, destaca a publicação.

Brasil não seguiu critérios técnicos para barrar leite uruguaio 

De acordo com o Valor Econômico, após questionado na Câmara dos Deputados sobre desdobramentos da suspensão das importações brasileiras de leite em pó do Uruguai por tempo indeterminado, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse na terça-feira (31), que sua decisão não seguiu critérios técnicos. Segundo ele, a medida foi uma resposta às denúncias de produtores de que havia triangulação do produto entre o vizinho sul-americano e outros países. “Não tive razão técnica para suspender, mas aprendi desde a Operação Carne Fraca que países fecham mercados por notícia de jornal. Então, por que não podemos também suspender as importações do leite uruguaio para averiguar denúncias de triangulação?”, disse Blairo em audiência pública na Comissão de Controle e Fiscalização da Câmara sobre os efeitos da Operação Carne Fraca sobre o mercado brasileiro. A decisão do ministro revoltou os uruguaios e pode ser questionada por Montevidéu na Organização Mundial do Comércio (OMC). Uma comitiva de técnicos do Ministério da Agricultura já está em Montevidéu para uma auditoria em documentações e laticínios uruguaios. A intenção, disse o ministro, é investigar as denúncias de triangulação. “Mas também queremos que o Uruguai sente conosco para discutir sobre cotas de importação, a exemplo da Argentina”, enfatizou Blairo.

NA IMPRENSA
Mapa – Brasil já recuperou mercados de carne, garante Blairo Maggi

Mapa – Mapa promove evento sobre consumo e produção sustentáveis

Mapa – O Brasil tem atendido solicitações que facilitam o Acordo Mercosul e UE

MMA – Água da União tem cobrança regulamentada

MMA – Copa Verde traz resultados socioambientais

Embrapa – Com exceção do Brasil, custos de produção de suínos caem nos principais países produtores em 2016, mostra relatório da InterPIG

Ibama – Ibama combate crimes ambientais no entorno de reservatório na Caatinga (AL)

ALESP – Frente Parlamentar em prol do Agronegócio é lançada na Alesp

Câmara dos Deputados – Embrapa quer desmistificar uso de transgênicos, mas especialistas apontam riscos da tecnologia

Câmara dos Deputados – Deputados criticam pagamento de bagagem sem redução nos preços das passagens aéreas

Câmara dos Deputados – Ministro da Agricultura diz que mercado de exportação está recuperado após Operação Carne Fraca

Senado Federal – Biocombustíveis reduzem emissão de carbono, dizem participantes de audiência

Folha de S.Paulo – Estudo detecta presença irregular de agrotóxicos em alimentos

Folha de S.Paulo – Luís Fernando Guedes – Agro Brasil: século 19 ou 21?

Portal Jerônimo Goergen – Deputado pede explicações do Meio Ambiente sobre abusos do Ibama

O Estado de S.Paulo – Brasil é onde se gasta mais tempo para pagar impostos, diz Banco Mundial

O Estado de S.Paulo – A pressa pode ser inimiga da solução

O Estado de S.Paulo – Broadcast Agro – Após dois anos em queda, contratações no alto escalão mais que dobram

O Estado de S.Paulo – Antônio Mendonça – Caminhar com as próprias pernas

Valor Econômico – Basf informa que 30% das vendas de insumos no Brasil é feita por barte

Valor Econômico – Polícia Federal investiga fraudes na obtenção de crédito rural

Valor Econômico – Brasil não seguiu critérios técnicos para barrar leite uruguaio

Valor Econômico – Vendas de etanol subiram para 1,3 bilhão de litros em setembro no país

Valor Econômico – Tempos difíceis para as grandes tradings

Valor Econômico – Lucros em queda

Valor Econômico – Commodities de exportação ainda sob pressão

Valor Econômico – Commodities Agrícolas

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.