CRIAÇÃO DE CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS E AGRÍCOLAS É APROVADA NA CRA

//CRIAÇÃO DE CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS E AGRÍCOLAS É APROVADA NA CRA

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei da Câmara 145/2017, do Poder Executivo, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os respectivos conselhos regionais. De acordo com a Agência Senado, atualmente, essas duas categorias profissionais são submetidas ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e aos Conselhos Regionais. Com a proposta, eles deixarão de fazer parte desse sistema e formarão uma entidade só para técnicos, à parte dos engenheiros e agrônomos. “Segundo o relator, os técnicos são obrigados a registrar-se no sistema Confea/Crea e pagam suas respectivas anuidades; contudo, não podem ser votados e nem serem apropriadamente representados em suas instâncias decisórias”, frisa a notícia.

Foram exportados 7,1 mil animais vivos pelo porto de Rio Grande em janeiro

Depois da polêmica suspensão da exportação de animais vivos no Brasil, no início do mês, os negócios envolvendo embarque de gado em pé seguem movimentando os portos, inclusive o de Rio Grande. É o que afirma o jornal Zero Hora. As projeções apontam que esse tipo de negócio deve crescer até 30% neste ano. Entre os principais compradores está a Turquia, destino do navio que zarpou de Rio Grande. O médico veterinário Alexandre Prates Machado, da trading World Meat Suply, acompanhou todo o processo, do fechamento do negócio ao desembarque dos animais. “Na chegada à Turquia, o gado vai direto para os confinamentos”, diz a publicação.

Fatia da Infraero em três aeroportos será vendida

O governo federal pretende vender até o fim deste ano a participação de 49% que a Infraero detém nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG). Conforme o Estadão informou, nos próximos dias, será assinado um contrato para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social faça a operação de venda dos ativos, que inclui o cálculo do valor das participações e a avaliação das condições de mercado. Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, a expectativa é arrecadar algo em torno de R$ 5 bilhões apenas com os três aeroportos. “A venda deverá ser feita por meio de leilão e terá algumas restrições para os atuais sócios da Infraero. Eles poderão participar da disputa, mas serão proibidos de dar lances em outros terminais”, afirma o Estadão.

Plano para aumentar exportação de frutas é assinado por Blairo Maggi

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, lançou ontem o Plano Nacional do Desenvolvimento da Fruticultura em parceria com entidades do setor privado com o objetivo de melhorar a qualidade, aumentar a produção, o consumo interno e as exportações de frutas. O Valor destaca que com o Plano, a meta é melhorar o cenário da cadeia produtiva da fruticultura, que contribui com R$ 33 bilhões para o valor bruto da produção agrícola e aumentar sua participação na cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. Durante o lançamento, antecipado pelo Valor, Maggi assinou portaria criando Comitê Consultivo para formulação de projetos para o setor, que será coordenado pelo Mapa e formado por quatro membros da iniciativa privada. “O secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki, destacou o interesse em transformar a fruticultura em uma potência nas exportações brasileiras”, ressalta a reportagem.

NA IMPRENSA
Folha de S.Paulo – Bom pra cachorro – Barbra Streisand revela ter dois cães clonados
Valor Econômico – Soja em alta
____________________________________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.