ALVO DA PF, EX-PRESIDENTE DA BRF TERIA ESCONDIDO CONTAMINAÇÃO DE CARNE

//ALVO DA PF, EX-PRESIDENTE DA BRF TERIA ESCONDIDO CONTAMINAÇÃO DE CARNE
O ex-presidente da BRF, Pedro de Andrade Faria, atuou de modo deliberado para burlar a fiscalização federal e ocultar a ocorrência de bactéria Salmonella pullorum nas matrizes da BRF. É o que informa o Valor Econômico. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o foco principal da operação é a fraude nos resultados associados ao grupo de bactérias Salmonella spp. Dois tipos de salmonela, no entanto, trazem danos à saúde pública e outros dois à saúde animal. “O sindicato defende que, ao serem detectados, é preciso desencadear uma série de procedimentos dentro de granjas e nos produtos, com objetivo de garantir a segurança alimentar do consumidor”, finaliza a reportagem
Pesquisadores da Europa e do Brasil conhecem experimentos com irrigação de precisão
Pesquisadores europeus e brasileiros estiveram esta semana nas regiões Sudeste e Nordeste do País para conhecer experimentos que estão sendo desenvolvidos para o gerenciamento de irrigação de precisão em vitivinicultura e na cultura da soja. De acordo com o portal da Embrapa, as atividades de campo integram o projeto Smart Water Management Platform, aprovado em 2017 na 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação. Entre os objetivos do Projeto Smart está a implementação de um sistema de sensoriamento e controle baseado em internet para gerir o uso da água em dois projetos-piloto conduzidos pela Embrapa. “A vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e a fazenda Rio de Pedras, em Barreiras (BA), na região do Matopiba, abrigam os experimentos”, ressalta a notícia.
Plantio direto pede socorro no RS
Considerado uma guinada rumo a uma produção agrícola mais sustentável no Brasil e que teve o Rio Grande do Sul como um dos berços na década de 1970, o plantio direto começa a pedir socorro. Conforme o jornal Zero Hora, o problema não é o sistema em si, mas a adoção incompleta de seus preceitos, como a falta de rotação de culturas e um período em que a terra fica exposta, sem cobertura vegetal, reabrindo o flanco para a erosão. “A percepção de que uma série de pontos precisam ser corrigidos levou o tema a ser um dos mais presentes nos debates programados durante a 19ª edição da Expodireto-Cotrijal, que começa nesta segunda-feira e vai até sexta-feira, em Não-Me-Toque, no norte do Estado”, destaca a publicação.
Ministério fortalece reservas extrativistas
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou ações de fortalecimento das comunidades extrativistas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, nesta sexta-feira (02), durante o encerramento da primeira Oficina Regional de Gestão Territorial e Ambiental dos Territórios Quilombolas. Segundo o portal do MMA, até 31 de março, serão feitos diagnósticos em sete reservas extrativistas dos três estados. O diretor do MMA reforçou que a organização comunitária, além de investimento em inclusão produtiva, é de extrema importância para que as demais atividades sejam possíveis. “Até o início de maio, serão realizadas, ao todo, oito oficinas em todas as regiões do país, com o objetivo de mostrar às comunidades quilombolas como os recursos naturais podem ser úteis para manutenção do seu modo de vida”, diz o portal.
NA IMPRENSA
Zero Hora – Gisele Loeblein – Expodireto é palco de temas que ecoam no Brasil
____________________________________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.