ABERTO O PERÍODO PARA CONTRIBUIÇÕES À ATUALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE REAVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA DE AGROQUÍMICOS

//ABERTO O PERÍODO PARA CONTRIBUIÇÕES À ATUALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE REAVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA DE AGROQUÍMICOS
A Consulta Pública (CP) n° 313, de 23 de fevereiro de 2017, que atualiza os procedimentos administrativos de reavaliação toxicológica de agrotóxicos com indícios de alteração dos riscos à saúde humana, foi publicada na sexta-feira (24/2), no Diário Oficial da União (DOU). “O prazo estabelecido para as contribuições do setor regulado, de representantes da sociedade civil e dos cidadãos será 60 (sessenta) dias, a contar de 7 (sete) dias após a data de publicação da CP no DOU”, afirma o texto divulgado no site da Anvisa. Com a regulamentação proposta, a norma atualmente vigente, a RDC n° 48/ 2008, será revogada. “De acordo com a área técnica, ela (a norma) já não atende à complexidade inerente ao processo de reavaliação e apresenta limitações, como a falta de definição de critérios de priorização de reavaliação de ingredientes ativos de agrotóxicos e de procedimentos mais detalhados para a atividade. Essas limitações prejudica a efetividade da reavaliação toxicológica realizada pela Anvisa”, afirma trecho do texto. As contribuições à Consulta Pública serão realizadas por meio do uso do formulário eletrônico do DATASUS (FormSUS). Ao final do prazo, a Anvisa analisará as contribuições e consolidará a proposta que será enviada à Diretoria Colegiada.

2.083 aviões agrícolas em operação

Reportagem do Canal Rural destaca que a frota aeroagrícola brasileira tem 2.083 aeronaves, segundo levantamento no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac, realizado em janeiro deste ano pelo engenheiro agrônomo e consultor do Sindag, Eduardo Cordeiro de Araújo. “O estudo divulgou também outro dado importante para o setor: o país tem 240 empresas aeroagrícolas e 548 operadores privados. Os dados são de dezembro de 2016 e indicam que 1.328 aviões pertencem às empresas aeroagrícolas, embora seja crescente a aquisição de aeronaves por agricultores ou cooperativas, que hoje têm 727 aeronaves próprias. As 28 aeronaves restantes na conta são aviões pertencentes aos governos federais, estaduais, além de aparelhos de instrução, experimental ou protótipo”, diz o texto. Desde 2008, a frota brasileira cresceu 44%.

Projeto sobre a aplicação de agroquímicos no MS

O deputado Amarildo Cruz (PT), da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, apresentou projeto de lei que altera e acrescenta dispositivos à Lei Estadual 2.951/2004, que dispõe sobre o uso, a comercialização e o armazenamento de agrotóxicos, seus componentes e afins. No artigo 10 da lei, ficam especificadas as distâncias mínimas para a utilização de agrotóxicos em pulverizações aéreas, terrestres mecanizadas, e também para aplicação com pulverizador costal ou outra tecnologia manual. “A proposta estabelece que os empreendimentos agroindustriais que realizem ou utilizem a aplicação de agrotóxicos deverão proceder à análise trimestral de água dos rios, riachos, lagos e lagoas situados na área de influência de suas atividades, devendo apresentar os respectivos relatórios ao órgão ambiental competente, no âmbito do licenciamento ambiental. Já os prestadores de serviços de pulverização aérea, deverão adotar sistemas de rastreamento por satélite e os empreendimentos agroindustriais usuários desse serviços deverão manter registro, pelo prazo de cinco anos, do relatório operacional de cada aplicação, com cópia do respectivo mapa e dos dados extraídos do Sistema de Posicionamento Global Diferencial (DGPS) da aeronave. Também fica proibida a pulverização aérea de agrotóxicos em área urbana, para quaisquer fins, e nas bacias hidrográficas do Alto Paraguai e do Paraná”, diz trecho da reportagem.

Falta de pilotos no mundo

O Valor Econômico publica reportagem destacando que a aviação mundial vai enfrentar nos próximos anos o desafio de formar novos pilotos, comissários e técnicos na mesma velocidade com que avança a expansão do transporte aéreo de passageiros e de cargas, apontam fabricantes de aeronaves e consultorias em estudos recentes. A empresa internacional de recursos humanos Randstad observa que entre as diversas causas dessa carência de pilotos e tripulantes na aviação mundial estão a expansão mais rápida que o esperado do setor nos últimos anos, a formação cara e demorada para profissionais e a concorrência de outras carreiras que atraem jovens. O Valor destaca, no entanto, que o transporte aéreo no Brasil atravessa fase oposta a dos Estados Unidos. “No mercado brasileiro, a demanda pelo serviço ficou estagnada em 2015 e depois encolheu 5,7% em 2016. Essa conjuntura tornou o passo da oferta de pilotos suficiente para atender ao ritmo da procura sem gargalos no curto ou médio prazos. Segundo dados mais recentes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), a quantidade de profissionais empregados na aviação brasileira caiu 4,8%, para 58,4 mil, em 2015, dos quais 10% são pilotos e co-pilotos”, diz o texto.

NA IMPRENSA
Mapa – Identificadas microalgas que geram biocombustíveis

Mapa – Extrativistas recebem R$ 5,6 milhões da Conab em 2016

Mapa – Há estabilidade na oferta de grãos e estoques mundiais são grandes, segundo Neri Geller

Mapa – Trabalho de cães farejadores do Vigiagro tem 87% de eficiência

Mapa – Coreia do Sul abre mercado para Brasil exportar manga

MMA – Ibama aumenta proteção a polinizadores

MMA – Ministério apoia ação para proteger biomas

Anvisa – Reavaliação de agrotóxicos: aberta consulta pública

Canal Rural – Brasil tem frota de 2.083 aviões agrícolas em operação

Canal Rural – São Paulo monitora cadeia de agroquímicos pela internet

Campo Grande News – Projeto prevê rastreamento por satélite no uso de agrotóxico em MS

Diário Digital – Projeto disciplina uso, comercialização e armazenamento de agrotóxicos

Estado de Minas – Explosão em fábrica de agroquímicos provoca vítimas no Uzbequistão

Panrotas – 10 aeronaves que revolucionaram a aviação comercial

Folha de S.Paulo – Vaivém das Commodities – “Meia agricultura” é uma visão do passado; é preciso fazer o certo

Folha de S.Paulo – Programas para aviação civil sofrem com disputa na Infraero

Folha de S.Paulo – Corte de árvore em extinção opõe pesquisadores a ambientalistas

Folha de S.Paulo – Entidade patronal da agricultura de SP favorece presidente e filhos

Folha de S.Paulo – Justiça acusa Macri de tráfico de influência por beneficiar aérea

Folha de S.Paulo – Brasil já colheu 1/3 da soja, e atoleiros impedem escoamento da safra

Folha de S.Paulo – Segundo maior acionista da Avianca quer barrar acordo com United

Folha de S.Paulo – Relatório da FAB aponta problemas em aeródromo de Paraty

O Estado de S.Paulo – Governo quer antecipar a renovação de 5 concessões de ferrovias neste ano

O Estado de S.Paulo – Vale confirma que Murilo Ferreira não renovará contrato

O Estado de S.Paulo – Após prejuízo, Abilio Diniz afirma que vai reestruturar gestão da BRF

O Estado de S.Paulo – Argentina cobra Brasil por permitir escala de voos britânicos às Malvinas

O Estado de S.Paulo – Azevêdo deve ser reeleito para OMC com desafio de resistir a ataques de Trump

O Estado de S.Paulo – Cobrança de bagagem não garantirá redução de preço de passagem, diz Gol

O Estado de S.Paulo – Pampulha pode reduzir à metade receita de Confins

O Estado de S.Paulo – Exportador sofre perda com chuva e atoleiro na BR-163

O Globo – Mudanças na Vale tornarão ações mais fáceis de negociar

O Globo – Redução de áreas protegidas na Amazônia preocupa ambientalistas

Zero Hora – Édson Bolfe – Indicações geográficas e desenvolvimento territorial brasileiro

Zero Hora – Agricultores abrem as propriedades para consumidor colher o próprio alimento

Zero Hora – Governo do Estado deve R$ 195,9 milhões em repasses para o Irga

Zero Hora – Sergio De Zen e Mariane Crespolini – Protecionismo de Trump pode conter vantagem brasileira “dentro do porteira”

Valor Econômico – Na OMC, Brasil questiona 26 programas canadenses de apoio à Bombardier

Valor Econômico – Impasse sobre direção do comitê agrícola paralisa entidade

Valor Econômico – Setor cresce no mundo e já há falta de pilotos

Valor Econômico – Crise no Brasil adia gargalo de profissionais

Valor Econômico – Grandes múltis de máquinas traçam cenário positivo para o país até 2018

Valor Econômico – Japonesa Zen-Noh finca suas bases no Brasil

Valor Econômico – Projeto documenta cultura quilombola em SP

Valor Econômico – Sócio da Avianca aciona irmãos Efromovich nos EUA

Valor Econômico – Gol entra no Cade em processo sobre cartel das taxas de câmbio

Valor Econômico – Fila de caminhões com soja na BR-163 diminui

Valor Econômico – Contag critica proposta de reforma

Valor Econômico – Commodities de exportação seguem em alta

Valor Econômico – Na berlinda, BRF promete reformular gestão

Valor Econômico – Divisão de agronegócio da Basf tem receita de 1,3 bilhão no 4º tri

Valor Econômico – Exportação de produtos químicos sobe 14,5% em janeiro, aponta Abiquim

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