USO POLÍTICO DA ANVISA INQUIETA SETOR

//USO POLÍTICO DA ANVISA INQUIETA SETOR
A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) escancarou, em carta encaminhada na terça-feira (12) ao Senado, a preocupação das farmacêuticas com o aparelhamento político da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ofício foi motivado pela indicação de Roberto Campos Marinho, assessor parlamentar e ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a uma diretoria da agência. Mas essa já seria, segundo fontes ouvidas pelo Valor, a terceira indicação política do governo Temer na agência. A indicação de Marinho já foi publicada no “Diário Oficial da União” (“DOU”), mas a mensagem aos senadores ainda não saiu do Palácio do Planalto. Segundo uma fonte, já haveria um acerto no Senado para a aprovação do nome. No entanto, o Executivo ainda estaria pesando a repercussão negativa da indicação. A cadeira na diretoria da Anvisa para a qual foram indicados inicialmente João Abukater Neto, do PP, e agora Roberto Marinho ficou vaga com o término do mandato do português José Carlos Magalhães da Silva Moutinho. O Valor destaca ainda que segundo fonte da indústria, Silva Moutinho tem histórico de mais de dez anos na Anvisa e passou por gerências e assessorias de diferentes setores da agência. Poderia ter sido reconduzido ao cargo, mas não teve força política.

Cadeira da Anvisa gera polêmica entre entidades

Conforme a Interfarma, assusta o “crescente interesse de partidos por cargos da saúde que sempre estiveram preenchidos por pessoas que ao menos eram ou conheciam a área”. “A Interfarma não tem candidatos a sugerir nem nomes a vetar. A União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (Unareg) alerta para o risco de o aparelhamento político, que já provocou danos em outras estatais, “deixando a elas a herança de enorme prejuízo econômico e humano”, devastar também a agência de saúde. Para a entidade, há abuso de poder na nova indicação, “que ignora a experiência e capacidade técnica necessárias para que o indicado trate de forma responsável com assuntos pertinentes à missão institucional de proteger e promover a saúde da população brasileira”. “A UnaReg não aceitará que a Anvisa seja moeda de troca do governo federal”, diz a nota.

Publicada resolução sobre produtos para pesquisa

Foi publicada, na terça-feira (12), a norma da Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) que trata dos procedimentos para a importação e a exportação de bens e produtos destinados à pesquisa científica ou tecnológica e à pesquisa envolvendo seres humanos. De acordo com o portal da Anvisa, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 172/2017 está na edição 175 do Diário Oficial da União. O texto foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa durante Reunião Ordinária Pública realizada no dia 5 deste mês. O relator do processo foi o diretor Renato Porto, da Diretoria de Regulação Sanitária (Direg).

Entidades e representantes do Poder Público ajudam a definir prioridades da Subcomissão de Doenças Raras

A subcomissão de Doenças Raras colheu na terça-feira (12) opiniões de representantes do Ministério da Saúde, da Defensoria Pública da União (DPU), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da indústria farmacêutica e de entidades de apoio a pacientes. O portal do Senado Federal destaca que o objetivo da reunião foi definir as prioridades de debates do colegiado, criado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A partir das discussões, o presidente da subcomissão, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), sugeriu como uma das prioridades atuar pela continuidade do fornecimento de medicamentos já disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O senador também propôs criar uma rubrica orçamentária específica para alocação de recursos para obtenção remédios usados no tratamento de doenças raras. A criação de uma legislação específica e permanente foi outra prioridade estabelecida por Moka. “A subcomissão foi criada com o objetivo de propor iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas com doenças raras e de aprimorar a legislação especifica. A comissão deve se reunir mensalmente, segundo proposição do senador Moka”, diz a publicação.

SAÚDE NA IMPRENSA
Ministério da Saúde – Ministério da Saúde lança Campanha de Multivacinação 2017

Ministério da Saúde – Saúde anuncia novas ações de cuidado às crianças com síndrome congênita associada ao Zika

ANS – Parceria entre ANS e FBH debate Qualificação e Fator de Qualidade

ANS – Fiscalização: Consulta Pública nº 65 é prorrogada

Anvisa – Publicada resolução sobre produtos para pesquisa

Anvisa – Novo radiofármaco amplia oferta para diagnóstico

Anvisa – GGALI realiza treinamento para servidores do SNVS

Anvisa – Proposta discute infração no preço de medicamentos

Anvisa – Jarbas Barbosa participa de evento sobre regulação mundial

Fiocruz – Pesquisa elucida relação entre HIV e acidentes cardiovasculares

Senado Federal – Entidades e representantes do Poder Público ajudam a definir prioridades da Subcomissão de Doenças Raras

Senado Federal – Aprovada urgência para regulamentação da atividade dos agentes comunitários de saúde

Senado Federal – CAE autoriza empréstimo de US$ 123 milhões ao Ceará para a saúde

Câmara dos Deputados – Projeto inclui no SUS política de saúde bucal

Correio Braziliense – Duas doses de aspirina é a melhor forma de proteger o coração de diabéticos

Correio Braziliense – Ciência busca descobrir se terapia em grupo ajuda diabéticos a perder peso

Folha de S.Paulo – Cigarro eletrônico não é inócuo como a indústria divulga, diz médica do Inca

G1 – Ministério da Saúde anuncia R$ 27 milhões para assistir crianças com síndrome congênita da zika

G1 – Exame de fundo de olho pode detectar diversos tipos de doenças

G1 – Pesquisa da USP em cobaias mostra que dieta faz pelos crescerem

O Globo – Partículas que compõem tatuagens circulam pelo corpo

O Globo – Mundo patina no cumprimento de Objetivos do Desenvolvimento ligados à saúde

O Estado de S.Paulo – 59% das mulheres desconhecem o próprio período fértil, aponta pesquisa

Valor Econômico – Uso político da Anvisa inquieta setor

Valor Econômico – Empresas reagem a nomeações na Anvisa

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.