PRODUÇÃO BRASILEIRA DE GRÃOS DEVE ATINGIR 222,93 MILHÕES DE TONELADAS

//PRODUÇÃO BRASILEIRA DE GRÃOS DEVE ATINGIR 222,93 MILHÕES DE TONELADAS
Boas condições climáticas em todas as regiões do país fizeram com que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevasse novamente sua estimativa para a safra nacional de grãos em 2016/17. O Valor Econômico destaca que, no sétimo levantamento da temporada, o número indicado é de 227,93 milhões de toneladas, frente a 222,91 milhões de toneladas em março. “Se tudo correr como o esperado, a produção será 22,1% superior à da temporada 2015/16. A produtividade média de todas as culturas foi estimada hoje pela Conab em 3.793 quilos por hectare, ante 3.715 quilos por hectare em março e 3.199 quilos por hectare na safra passada. A área de plantio foi mantida em 60,1 milhões de hectares, com crescimento de 3% entre as safras”, afirma a reportagem.

Inocular bactérias na cana pode ser mais eficiente que usar fertilizantes

A interação entre o microbioma da raiz da cana-de-açúcar e bactérias promotoras do crescimento da planta pode garantir maior eficiência às lavouras. De acordo com o site Brasil Agro, em solos férteis, tal interação entre microrganismos da planta e bactérias teve resultado ainda melhor do que a adubação nitrogenada, comumente usada em lavouras de cana. “Foi constatado na pesquisa ‘Harnessing the rhizosphere microbiome to enhance plant productivity’, apresentada no dia 5 de abril no Biobased Economy Workshop, realizado no auditório da FAPESP, em São Paulo. O trabalho tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO)”, diz o texto.

Cosalfa recomenda retirada do sorotipo C da vacinação contra a aftosa

O portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que o estudo do Centro Americano de Febre Aftosa, que concluiu a inexistência do vírus da febre aftosa tipo C na Sul América, determinou recomendação da Cosalfa de suspender a vacinação com esse sorotipo na região. A decisão foi tomada no encerramento da 44ª reunião ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que aconteceu na última semana, em Pirenópolis (GO). De acordo com o estudo o último foco de febre aftosa com o sorotipo C nas Américas data de 2004. “Por essa razão, bem como em função de estudo que o Brasil tem, tomamos a decisão de, no futuro, retirar o vírus C de toda vacina produzida no país”, disse o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, eleito presidente da Cosalfa durante o evento.

NA IMPRENSA
Ministério da Agricultura – Cosalfa recomenda retirada do sorotipo C da vacinação contra a aftosa

Senado Federal – CRA debaterá crise no setor de frigoríficos deflagrada por operação da PF

IBGE – Em março, IBGE prevê safra de grãos 25,1% maior que a de 2016

Folha de S.Paulo – Vaivém das Commodities

Brasil Agro – Inocular bactérias na cana pode ser mais eficiente que usar fertilizantes

Folha de S.Paulo – Operação da PF domina conversas em feira do gado no Paraná

Valor Econômico – Produção brasileira de grãos deve atingir 222,93 milhões de toneladas 

Valor Econômico – Produção industrial aumenta em 9 de 14 locais em fevereiro 

Valor Econômico – Emater vira correspondente bancário do BB

Notícia Livre – Deputado quer que agrotóxicos apreendidos sejam doados às universidades e agricultores familiares

MaxPress – Pesquisadores apresentam em encontro na Secretaria inovações de biotecnologia

Jornal Extra – Conab estima safra de soja do Brasil em recorde de 110,2 mi t

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.