OTIMISMO COM A SOJA ÀS VÉSPERAS DA COLHEITA

//OTIMISMO COM A SOJA ÀS VÉSPERAS DA COLHEITA

Informamos que, entre os dias 26 de dezembro de 2016 e 20 de janeiro de 2017, o Informativo Político será publicado uma vez por semana, sempre nas sextas-feiras, compilando as notícias mais importantes sobre o setor agropecuário.

OTIMISMO COM A SOJA ÀS VÉSPERAS DA COLHEITA

Às vésperas do início da colheita de soja na principal região produtora da oleaginosa do país, analistas e produtores ouvidos pelo Valor Econômico afirmam que o desenvolvimento das lavouras não está decepcionando. De acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira (23), algumas regiões de Mato Grosso vão começar a colheita já nos próximos dias, em razão de um plantio mais precoce neste ano. Segundo Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), há produtores que colocarão as colheitadeiras para funcionar em pleno dia de Natal. “O clima tem ajudado os produtores de Mato Grosso desde o início do plantio da soja da safra 2016/17. Cenário bem diferente do visto no ciclo 2015/16 quando o fenômeno climático El Niño provocou seca no Estado e na região do “Matopiba” – confluência entre os Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – no período de plantio e de desenvolvimento das lavouras e excesso de chuvas na época da colheita do grão. A Conab estima uma produção de 28,8 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso na safra que começa a ser colhida, 10,8% mais do que no ciclo passado. O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) está mais otimista e projeta uma produção de 30,5 milhões de toneladas”, diz a publicação.

Cautela na Região Sul

A reportagem do Valor Econômico destaca que as expectativas são otimistas mesmo para a região Sul do país, onde o clima gerou mais preocupações em decorrência de uma escassez de chuvas de mais de 20 dias no norte do Paraná. “O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, afirma que a região Sul ainda poderá enfrentar escassez de chuvas nesta safra. Segundo ele, janeiro deverá ser um mês pouco mais seco na região e isso poderá acender um sinal amarelo. “Se realmente houver um período pouco maior de estiagem, pode haver algum impacto negativo. Falar que vai quebrar a safra ainda não dá, embora sejam áreas que precisem ser mais monitoradas”, acrescenta Santos. As previsões da Conab para a safra 2016/17 têm sido mais cautelosas que as dos órgãos regionais. Ainda assim, se as condições climáticas mais favoráveis persistirem, a autarquia prevê que a produção será recorde no país, alcançando 102,4 milhões de toneladas”, ressalta trecho da publicação.

LCA para investimento rural

A partir de agora, os recursos da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) passarão também a contemplar os financiamentos de investimento, além do custeio rural. Conforme publicação no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a normativa foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta semana. “As instituições financeiras que operam com o crédito rural devem obrigatoriamente direcionar 14% dos recursos que captarem via LCA para custeio rural a uma taxa de até 12,75% ao ano. Com a resolução, elas poderão direcionar os recursos também para financiamentos de investimento rural, obrigatoriamente com a mesma taxa. Em outro voto do CMN, foram ajustadas as normas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para vedar o enquadramento no Proagro Tradicional de empreendimentos em locais não alcançados pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, afirma a publicação.

NA IMPRENSA

Mapa – Mapa agiliza alterações de registro de produtos de uso veterinário –http://ow.ly/Wdzk307pNbU

Mapa – Letra de Crédito do Agronegócio agora pode ser contratada para investimento rural – http://ow.ly/EnSx307pNee

Mapa – País tem safra recorde de café em 2016: 51,37 milhões de sacas –http://ow.ly/4Efr307pNhh

Embrapa – Pesquisador fala sobre sistemas de integração na Câmara dos Deputados – http://ow.ly/stB0307pNJU

Embrapa – Pesquisa busca maior vida útil aos alimentos integrais –http://ow.ly/wp3A307pNwV

Embrapa – Embrapa e Semeia firmam termo de compromisso para aproveitamento de resíduos orgânicos – http://ow.ly/Wo8F307pNmb

Folha de S.Paulo – Pesquisadores temem ações de Trump relacionadas à ciência e ao clima – http://ow.ly/JNKo307pH3v

Zero Hora – Campo Aberto – Natal gordo para quem driblou a crise –http://ow.ly/SX49307pHhP

Valor Econômico – Otimismo com a soja às vésperas da colheita –http://ow.ly/MTXp307pHTV

Valor Econômico – Cai pelo 16º mês a procura por voos domésticos –http://ow.ly/ex7J307pHP3

Valor Econômico – Oferta de hortrifrútis deve melhorar no próximo ano –http://ow.ly/lMq3307pHZb

Valor Econômico – Produção de café foi recorde na safra 2016/17, diz Conab –http://ow.ly/AYKV307pI07

Valor Econômico – Commodities Agrícolas – http://ow.ly/ar0G307pHWk

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.