NÚMERO DE AVIÕES AGRÍCOLAS CRESCE NO BRASIL

//NÚMERO DE AVIÕES AGRÍCOLAS CRESCE NO BRASIL

O número de aviões agrícolas no país cresceu quase 50% nos últimos 10 anos. O Brasil tem, hoje, a segunda maior frota do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o Jornal da Band, o avião é um aliado para plantar e combater pragas. A principal vantagem do avião agrícola é conseguir fazer a aplicação em grandes áreas em um curto espaço de tempo. Para pilotar o avião é preciso fazer um curso de qualificação, mas a categoria quer duplicar a carga horária para que os pilotos cheguem mais preparados para o mercado de trabalho. “Com a experiência dos pilotos e a eficácia das aeronaves, o agronegócio brasileiro se torna mais ágil e produtivo”, frisa a notícia.

Melhora da produtividade é responsável por 80 % do crescimento da agropecuária

O produto agropecuário brasileiro cresceu mais de quatro vezes entre 1975 e 2016. Nesse período, de 41 anos, a produção de grãos passou de 40,6 milhões de toneladas para 187 milhões de toneladas e a pecuária aumentou de 1,8 milhão de toneladas para 7,4 milhões de toneladas. A quantidade de suínos cresceu de 500 mil toneladas para 3,7 milhões de toneladas e, de frango, de 373 mil toneladas para 13,23 milhões de toneladas. É o que informa o Mapa. O salto da produção é atribuído em boa parte a melhoria no uso de insumos com efeitos diretos sobre a produtividade. “Gasques, coordenador geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, nota que o uso de defensivos agropecuários de forma preventiva ou curativa teve grande peso, evitando perda de produtos”, destaca a publicação.

Pesquisadores propõem medidas para garantir a biosseguridade em granjas de suínos para abate

Durante vários meses, pesquisadores fizeram um levantamento epidemiológico em granjas em estados que concentram a maior produção da suinocultura no Brasil. A Embrapa destaca que o objetivo foi identificar as condições atuais de biosseguridade dessas granjas. Com as informações obtidas, os cientistas elaboraram um documento com recomendações para garantir a biosseguridade em criações de suínos para abate. Medidas de biosseguridade em granjas têm como foco mitigar os riscos de contaminação de rebanhos e a disseminação de doenças. “Para isso, conhecer o local e as condições das granjas é importante”, diz a Embrapa.

Aplicativo Pastejando ajuda a planejar a oferta de alimento ao gado o ano todo

A Embrapa e a Universidade Federal de Pelotas estão lançando o aplicativo Pastejando, que facilitará a vida do produtor na realização do planejamento forrageiro da propriedade. De acordo com a Embrapa, a ferramenta, disponível para uso em celulares Android, substitui a necessidade de utilização das planilhas eletrônicas ou cálculos manuais, aumentando a eficiência na gestão de recursos forrageiros e, com isso, diminuindo risco de perda da produção. O planejamento forrageiro é feito para que o produtor possa ter oferta de forrageiras aos seus animais ao longo de todo o ano. São calculados os valores reais da massa de forragem, acúmulo, desaparecimento, crescimento, consumo e também perdas. “Com isso, é possível o produtor ter a real noção de como fará a distribuição de forrageiras nas estações do ano”, ressalta o texto.

NA IMPRENSA
____________________________________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.