NOVAS CONSULTAS PÚBLICAS SÃO PUBLICADAS PELA CONITEC

//NOVAS CONSULTAS PÚBLICAS SÃO PUBLICADAS PELA CONITEC

O portal da Conitec disponibilizou cinco novas consultas públicas sobre medicamentos e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Duas delas referem-se à avaliação dos medicamentos belimumabe e micofenolato de mofetila para tratamento do lúpus eritematoso sistêmico e outra, é sobre o medicamento cetuximabe para câncer colorretal. As demais consultas públicas referem-se a Protocolos Clínicos que norteiam o cuidado de duas doenças crônicas no Sistema Único de Saúde: a Mucopolissacaridose tipo I e o Diabetes Melittus tipo I. “Essas consultas estarão vigentes por 20 dias e têm por objetivo viabilizar a participação da sociedade no processo de avaliação de tecnologias em saúde que antecede a incorporação, exclusão ou alteração de medicamentos, produtos e procedimentos utilizados no SUS, assim como na elaboração e atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Na seção “Consultas Públicas” do portal, estão disponíveis os relatórios técnicos de recomendação das tecnologias, as propostas de atualização dos PCDT e os relatórios para a sociedade, com informações sobre as avaliações realizadas”, destaca o portal.

Estudo sobre produção de insulina é premiado pelo Inpi

O colaborador Carlos Pontes, que atua no Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Tecnologia em Fármacos (NIT/Farmanguinhos/Fiocruz), foi premiado no 10º Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Conforme o portal da Fiocruz, trata-se do artigo Prospecção tecnológica de patentes de medicamentos biotecnológicos: perfil dos principais depositantes de pedidos de patente de insulina, que ele elaborou sob a orientação de Wanise Barroso, a partir da dissertação defendida no Mestrado Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, oferecido pela unidade. “A pesquisa teve como objetivo apresentar o cenário mercadológico da insulina dentro do contexto dos medicamentos biotecnológicos”, explica. O autor do estudo ressalta a importância do prêmio. “O estudo sugere mais investimentos em pesquisa e produção de medicamentos biotecnológicos, principalmente em relação à insulina, uma vez que há um grande consumo e os preços praticados pelos laboratórios são extremamente elevados”, diz parte do texto.

Projeto susta aumento em plano de saúde autorizado pela ANS

A Câmara dos Deputados analisa proposta que susta o decreto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que permite às operadoras de planos privados de assistência suplementar à saúde reajustarem em 13,57% os valores de seus contratos. É o que determina o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 415/16, do deputado Ivan Valente (Psol-RJ). Segundo Valente, o aumento de 2016 é o maior em mais de uma década. “O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, acumulou 9,28% em 12 meses”, comparou. O portal da Câmara destaca que o autor argumenta ainda que, de acordo com o Procon, os planos de saúde permaneceram, na última década, no topo do ranking de reclamações dos consumidores. Ele informou ainda que o reajuste de 13,57% – para planos individuais e familiares – é válido para o período de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017 e atinge 8,3 milhões de beneficiários – cerca de 17% do total de 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil. “O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado pelo Plenário”, afirma a publicação.

GE será parceira da Fiocruz em vacina contra zika

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou na terça-feira (26) em Washington que o governo quer acelerar a etapa final de testes da vacina contra o zika. Reportagem do jornal O Globo ressalta que na capital americana ao participar da reunião da Organização Panamericana de Saúde, Barros se encontrou com seu colega americano, Tom Price, e pediu ajuda para agilizar a fase 3 de testes da vacina. Ele disse que esta etapa será feita pela GE Healthcare, em parceria com a Fiocruz. – Vamos avançar com a produção efetiva da vacina e pedimos apoio a ele para que possamos ter agilidade na produção – disse o ministro, que afirmou que a Fiocruz deve contratar a empresa GE Healthcare. “O ministro lembrou que este ano o número de casos de zika diminuiu 96%, mas é preciso estar atento, principalmente quando começar o verão e toda a população for responsável por eliminar focos do mosquito. Em tom otimista, ele afirmou que o Brasil vai dar um “exemplo” no caso da zika. Barros lembrou que Brasil e EUA têm uma parceria importante para o desenvolvimento da vacina contra a dengue, na qual já foram investidos R$ 300 milhões, e que os dois países também trataram de debater novas parcerias na Doença de Chagas, que afeta a 300 mil americanos e um milhão de brasileiros”, enfatiza a reportagem.

SAÚDE NA IMPRENSA

Ministério da Saúde – Congresso debate prevenção a hepatites e HIV/aids

Ministério da Saúde – Instituto Nacional de Cardiologia promove campanha nesta quarta-feira (27/09)

Ministério da Saúde – Unidade do Ministério começa a realizar transplantes de córneas

Ministério da Saúde – Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de órgãos

Ministério da Saúde – Ministério da Saúde lança o Código do SUS

Ministério da Saúde – Projeto eliminar a dengue inicia fase de expansão

Ministério da Saúde – Brasil e EUA firmam parceria para produção da 2ª etapa da vacina contra a Zika

ANS – Sala de Situação: dados de agosto já disponíveis

Anvisa – Aprovada nova imunoglobulina para terapia de reposição

Anvisa – Anvisa determina recolhimento de carne com conservante proibido

Conitec – Novas consultas públicas são publicadas pela CONITEC

Fiocruz – Estudo sobre produção de insulina é premiado pelo Inpi

Câmara dos Deputados – Projeto susta aumento em plano de saúde autorizado pela ANS

Câmara dos Deputados – Projeto obriga sistema educacional a desenvolver ações para jovens com deficiência

Câmara dos Deputados – Comissão especial debate inovação em equipamentos de radiologia

Folha de S.Paulo – Vacina da zika só estará disponível em dois anos, afirma ministro da Saúde

G1 – Governo faz parceria com EUA para testes de vacina contra zika em humanos

O Estado de S.Paulo – Governo quer testar vacina contra zika em humanos dentro de um ano

O Estado de S.Paulo – ‘Leite dourado’ usa ingredientes saudáveis e tem propriedades anti-inflamatórias

O Globo – GE será parceira da Fiocruz em vacina contra zika

O Globo – Pessoas de mais de 50 respondem por proporção maior de novos casos de HIV

O Globo – Paciente com ‘câncer’ descobre que ‘tumor’ era brinquedo aspirado na infância

O Globo – EUA batem recorde de novos casos de doenças sexualmente transmissíveis

Blog Robson Sampaio – Justiça e saúde pública em pauta no Seminário de Judicialização da Saúde

Gazeta Online – Casos de judicialização da saúde no ES aumentaram 341% em cinco anos

Notícias do Dia – Especialistas se reúnem em São Paulo para combater o câncer de mama

Consumidor Moderno – 75% das ações contra planos de saúde são aceitas no judiciário, diz Idec

Diário de Notícias –  CNJ publica edital para pesquisas sobre demandas ao Judiciário

Voz do Planalto – ALEPE aponta nova tentativa de esvaziamento da Hemobrás

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.