MICHEL TEMER DIZ QUE VENDA DA EMBRAER ESTÁ ‘FORA DE COGITAÇÃO’

//MICHEL TEMER DIZ QUE VENDA DA EMBRAER ESTÁ ‘FORA DE COGITAÇÃO’
O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (22) que “toda parceria e injeção de capital estrangeiro é bem-vinda”, mas a transferência de controle da Embraer para outra empresa “não está em cogitação”. Segundo a Folha de S.Paulo, dessa forma, o presidente abre possibilidade para negociações entre a empresa e a americana Boeing, desde que não haja venda da empresa com a consequente perda de seu controle acionário. O governo foi pego de surpresa com a informação de que a Boeing quer se associar à Embraer. Ao lado do ministro da Defesa, Raul Jungmann, Temer disse que queria “saudar” o interesse da Boeing na Embraer porque, segundo ele, isso mostra que as empresas estrangeiras estão querendo investir no Brasil. A Folha destaca ainda que, no entanto, o presidente disse que as tratativas ainda não chegaram oficialmente ao Palácio do Planalto e que somente quando isso ocorrer é que ele vai tomar qualquer decisão sobre o assunto. Jungmann argumenta que não vender a Embraer é uma decisão tomada por questões “estratégicas”.

Embrapa aposta em parceria com setor privado

A Embrapa faz um movimento ambicioso no mundo das parcerias com empresas do setor privado, para diminuir a dependência dos cofres públicos. Como parte de uma grande reestruturação da estatal, fundos de investimentos passarão a fazer aportes em empresas do agronegócio brasileiro dispostas a financiar projetos ou produtos que tenham tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, e assim se tornar sócias da estatal. O Valor Econômico afirma que o primeiro caso concreto e pioneiro nesses moldes já existe: o Cedro Capital, um fundo com sede em Brasília e focado no Centro-Oeste, aliou-se à Embrapa para custear projetos de companhias privadas nas áreas de agricultura de precisão, automação, drones ou biorreatores. “Embrapa vem se preparando para se inserir numa lógica mais enxuta de pessoal e de estrutura física. Após aprovação pelo seu conselho de administração, a estatal iniciou um processo de reformulação interna, que resultará no enxugamento de unidades de pesquisa e serviços. Além disso, ainda está por vir um Plano de Desligamento Incentivado, com a intenção de renovar até 20% do atual quadro de 2,4 mil pesquisadores”, ressalta o Valor.

Unicamp é ouvida na CPI de Maus-Tratos Contra Animais da Alesp

Os deputados da CPI de Maus-Tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviram o professor Wagner Fávaro, do Instituto de Biologia da Unicamp, convocado para falar sobre o uso de animais na instituição que, junto com a USP e a Unesp, entregou ofício ao governador alegando que não existem métodos substitutivos para todos os procedimentos usados no ensino. Conforme o portal da Alesp, o deputado estadual Feliciano Filho, presidente da CPI, perguntou ao professor quais procedimentos com animais no ensino da Unicamp não possuem métodos substitutivos. Ele alegou que seriam quatro procedimentos realizados em porcos e coelhos no curso de Medicina. O deputado pediu aos técnicos da Unicamp que tomem conhecimento da utilização de cadáveres obtidos de forma ética, aplicados na USP, na Faculdade de Medicina do ABC e outras. O professor atendeu à solicitação e disse que visitará universidades para conhecer o método e transferir a técnica para a Unicamp. Feliciano Filho ressaltou que a CPI ouvirá técnicos e formulará relatório a ser encaminhado ao Ministério Público. “Havendo método substitutivo, o uso de animais no ensino é crime”, afirmou.

Temer anuncia fim de barreira a bananas e camarões do Equador

O presidente Michel Temer anunciou, na quinta-feira (21), durante a reunião de cúpula do Mercosul, que o Brasil acaba de retirar suas barreiras à entrada de bananas e camarões provenientes do Equador. Segundo o Valor Econômico, trata-se de dois dos principais produtos da pauta de exportações do país andino. Temer fez o aviso diante dos demais representantes do bloco, incluindo a delegação equatoriana, que participa do encontro como membro associado. “Era algo postulado há muito tempo pelo Equador”, disse Temer, sob aplausos dos colegas. Ele afirmou ter sido alertado sobre a retirada dos obstáculos pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que estava sentado próximo ao presidente.

NA IMPRENSA
Mapa – Publicadas regras para premiação do Selo Agro+ Integridade

Mapa – Parcerias público-privadas são necessárias para trabalho do Codex

Mapa – Em ano de baixa, produção de café será de 44,97 milhões de sacas

Mapa – Maggi defende integração de sistemas de avaliação de risco no Mercosul

Mapa – Missões internacionais realizadas para ampliar exportações e atrair investimentos

MMA – Jardim Botânico do Rio inova seus processos

MMA – Projetos fomentarão a compostagem no país

Embrapa – Embrapa promove o 21º Curso de Controle Biológico de Pragas

ALESP – Unicamp é ouvida na CPI de Maus-Tratos Contra Animais da Alesp

Câmara dos Deputados – Comissão proíbe comércio de marfim e queratina de animais em extinção

O Estado de S.Paulo – O agronegócio e o meio ambiente

Valor Econômico – Temer anuncia fim de barreira a bananas e camarões do Equador

Valor Econômico – Moody’s muda perspectiva de rating da Marfrig de positivo para estável 

Valor Econômico – BRF contrata financiamento de R$ 500 milhões com Banco do Brasil

Valor Econômico – Lactalis amplia recall para itens fabricados na França desde fevereiro

Valor Econômico – Conab eleva ligeiramente previsão para a safra de café em 2017/18

Valor Econômico – Estoques altos na Bayer afetam a Plant Impact 

Valor Econômico – Empresas já buscam camarão do Equador 

Valor Econômico – Ampliada a suspensão às vendas de pescado à UE

Valor Econômico – Embrapa aposta em parceria com setor privado 

Zero Hora – Mais de 50% dos estabelecimentos rurais de Santa Maria já passaram pelo recenseamento agropecuário

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.