ABERTA CONSULTA PÚBLICA SOBRE INCORPORAÇÃO DE REMÉDIO PARA O CÂNCER DE MAMA

//ABERTA CONSULTA PÚBLICA SOBRE INCORPORAÇÃO DE REMÉDIO PARA O CÂNCER DE MAMA
Conforme a publicação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde tornou pública consulta para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) relativa à proposta de incorporação do pertuzumabe para o tratamento do câncer de mama HER2 – positivo metastático em primeira linha de tratamento associado ao trastuzumabe e docetaxe. ” É de 20 dias, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, terça-feira (11 de abril), para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas. A documentação sobre a Consulta Pública e o endereço para envio de contribuições estão à disposição dos interessados no endereço eletrônico: http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas“, diz o texto.

Cientistas identificam proteína envolvida no crescimento de tumor de mama

Reportagem do Correio Braziliense destaca pesquisa publicada na última edição da revista Science Signaling, que traz esperança para o combate ao tumor na mama. “Pesquisadores japoneses identificaram uma proteína ligada ao crescimento dessas células cancerígenas. Ao ser desativada, o tamanho dos tumores diminui. Por enquanto, o efeito foi observado em ratos. Se confirmado em humanos, poderá resultar em medicamentos com ações específicas contra esse carcinoma”, destaca o texto. “Como não há marcadores padrões, não existem fármacos de direcionamento molecular para tratar essa malignidade altamente agressiva. Além disso, o câncer de mama triplo negativo frequentemente se espalha para outros órgãos, e esse potencial altamente metastático é uma das razões pelas quais são necessárias terapias específicas”, detalha ao Correio Mitsuyasu Kato, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade de Tsukuba, no Japão.

Incidência de câncer entre crianças é 13% maior do que em 1980

O site Amambai destaca estudo da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), ligada à Organização Mundial da Saúde. A incidência de câncer infantil foi 13% maior entre 2001 a 2010 do que na década de 1980, afetando 140 a cada 1 milhão de crianças de 0 a 14 anos de idade. A conclusão do estudo foi apresentada na terça-feira (11). O estudo foi publicado na revista médica especializada Lancet. “A pesquisa foi baseada em informações coletadas de quase 300 mil casos de câncer diagnosticados entre 2001 e 2010. Segundo a Iarc, a leucemia é o tipo de câncer mais comum em crianças, representando quase um terço dos casos da doença entre menores de 15 anos. Os tumores do sistema nervoso central estão em segundo lugar, com 20% dos casos. Já os linfomas representam 12%”, ressalta o texto.

Aprovado novo medicamento para câncer de pâncreas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou sua aprovação ao medicamento, o novo ABRAXANE® (paclitaxel ligado à albumina), nesta segunda-feira (10). “A autorização foi para a forma farmacêutica pó liofilizado para suspensão injetável, na concentração de 100 mg. O Abraxane é indicado para tratamento em primeira linha de pacientes com adenocarcinoma de pâncreas metastático, que é uma doença rara de comportamento agressivo e alta taxa de mortalidade. O novo medicamento será fabricado pela empresa Abrais BioScience, de Phoenix, EUA. No Brasil a detentora do registro é a empresa Celgene Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda., localizada em Vargem Grande Paulista, São Paulo”, ressalta a publicação.

SAÚDE NA IMPRENSA
Ministério da Saúde – Governo Federal lança campanha de prevenção a acidentes de trabalho

Anvisa – Aprovado novo medicamento para câncer de pâncreas

Anvisa – Brasil recebe Codex Alimentarius de Contaminantes

Inca – Aberta consulta pública sobre incorporação pelo SUS de remédio para tratamento de câncer de mama

Folha de S.Paulo – Medicina da USP se mobiliza após tentativas de suicídio

Folha de S.Paulo – Médicos se preocupam com retrato de suicídio em série da Netflix

O Estado de S.Paulo – No RS, médicos liberam visita de cavalo a paciente após cirurgia

O Estado de S.Paulo – Estudo vincula riscos de transtornos vasculares com doença de Alzheimer

Correio Braziliense – Cientistas identificam proteína envolvida no crescimento de tumor de mama

Data Mark – Plano popular deve agravar a falta de segurança jurídica entre operadoras

Jornal de Jundiaí – Vacinação teve início nesta segunda-feira (10) com profissionais de Saúde

Diário da Região – Farmácia Popular reduz oferta de remédios na região

CN1 – Mutirão de saúde realizará cerca de 7,5 mil exames gratuitos

Amambai Notícias – Incidência de câncer entre crianças é 13% maior do que em 1980

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.